Reunião internacional discute a erradicação do trabalho infantil

Os avanços e desafios na erradicação do trabalho infantil na América Latina e no Caribe foram debatidos por representantes de 31 países da região, organizações de empresas e trabalhadores e da Organização Internacional do Trabalho (OIT), reunidos em Brasília, entre os dias 15 a 18 deste mês. 

A 10ª Reunião Anual da Iniciativa Regional América Latina e Caribe Livre de Trabalho Infantil destacou a importância do fortalecimento de políticas nacionais e locais, a promoção de intervenções intersetoriais e a mobilização de recursos para o trabalho infantil estar erradicado até 2030. 

De acordo com a OIT, ao menos 8,2 milhões de crianças e adolescentes exercem o trabalho infantil na América Latina e no Caribe.

A Iniciativa Regional, que completa dez anos, promove a colaboração entre governos, organizações e a sociedade civil, por meio de mecanismos como a Cooperação Sul-Sul e Triangular. No encontro, houve o lançamento do Observatório Regional do Trabalho Infantil, ferramenta digital que monitorar a questão em cada país.

A 10ª Reunião Anual coincide com o 25º aniversário da Convenção 182 da OIT, que proíbe a exploração infantil.

Vídeo conta a trajetória da Iniciativa Regional

A Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e a OIT lançaram vídeo em comemoração aos dez anos da Iniciativa Regional América Latina e Caribe Livre de Trabalho Infantil. O material ilustra o histórico de ações empreendidas com o objetivo de proporcionar um futuro livre do trabalho infantil para crianças e adolescentes na região. 

O Brasil, um dos fundadores e líderes dessa plataforma de cooperação intergovernamental, desempenhou papel fundamental desde a sua formalização em 2014. O país já investiu cerca de US$ 5 milhões em projetos relacionados.

Com informações e foto da OIT.

Leia mais: TRT-1 destina R$ 14,5 milhões para ajudar na reconstrução do RS

‘Não se faz Justiça sem conhecimento científico’, diz ministro Lélio Bentes

Anamatra celebra 20 Anos de emenda que ampliou papel da Justiça do Trabalho