O Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud/ONU), realizará o 2º Seminário de Dignidade Humana – Acesso à Justiça: Superar Barreiras e Promover Igualdade, em Brasília, na segunda e terça-feiras (9 e 10) da semana que vem. A inscrição vai até sexta-feira (6), por meio de formulário eletrônico.
O seminário pretende explorar modos de promover direitos humanos em contextos de vulnerabilidade, com destaque para questões de racismo, direitos de mulheres, LGBTQIA+, crianças, adolescentes e pessoas em situação de rua. Um dos focos será a análise dos impactos das crises climáticas sob a perspectiva do racismo ambiental.
A programação inclui paineis sobre temas como justiça racial, violência contra crianças, crimes motivados por LGBTfobia e o acesso à Justiça para mulheres. No encerramento, haverá conferência sobre os desafios regulatórios da inteligência artificial na proteção dos direitos humanos, conduzida pelo professor Nathaniel Persily, da Universidade Stanford (EUA).
A primeira edição do evento, em 2023, buscou sensibilizar magistrados e operadores do Direito sobre a integração dos direitos humanos nas políticas do CNJ. Nesta segunda edição, o seminário se propõe a avançar em discussões práticas para superar barreiras ao acesso à Justiça e promover maior igualdade frente aos desafios contemporâneos.
Com informações e foto da Anamatra.
Leia mais: Feira de Empreendedorismo Negro promove inclusão e diversidade no TRT-1
TST define aplicação da reforma a contratos anteriores à lei de 2017
Pesquisa revela aumento dos casos de etarismo no mercado de trabalho