Ricardo Miranda Leite, estudante do 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Thereza Tarzia – Irmã Rosamaria Tarzia, em Bauru (SP), venceu a etapa regional do Prêmio MPT na Escola. Na categoria desenho, seu trabalho, batizado “Invisíveis”, destacou-se por abordar o tema do combate ao trabalho infantil.
A conquista da etapa regional garantiu a Ricardo, de 11 anos, a participação na fase nacional do concurso promovido pelo Ministério Público do Trabalho (MPT).
A competição, voltada a estudantes de escolas públicas, reuniu participantes de dez municípios do interior paulista e se dividiu nas categorias conto literário, música, poesia e desenho.
O prêmio foi organizado em dois grupos: o primeiro para alunos do 4º e 5º anos, com foco na erradicação do trabalho infantil; o segundo, para alunos do 6º e 7º anos, voltado à aprendizagem profissional.
Ricardo foi selecionado inicialmente na fase local. Sua produção avançou para a etapa regional, onde obteve o primeiro lugar em desenho.
Durante o processo, o estudante teve a orientação da professora Daniela Cristina Derêncio, apoio da coordenadora escolar Natália Cristiane Valle e colaboração da coordenadora de arte Raisa Ariane Bonani. O trabalho recebeu suporte técnico da equipe do Departamento de Planejamento, Projetos e Pesquisas Educacionais da Secretaria de Educação de Bauru.
O Prêmio MPT na Escola tem como objetivo promover a conscientização sobre questões relacionadas aos direitos das crianças e adolescentes, como o combate ao trabalho infantil e a valorização da educação profissional.
Com informações do G1 – Foto de capa: Prefeitura de Bauru/Divulgação.
Leia mais: Enamat conclui curso sobre protocolos da Justiça do Trabalho
Inscrição no 2º Seminário de Dignidade Humana termina na sexta-feira (6)
Cuidados no lar excluem 708 milhões de mulheres do trabalho no mundo