A tradicional Feijoada do Leão da Estácio reuniu 36 integrantes da AMATRA1 na quadra da escola, no último sábado (8). A celebração marcou o encontro entre a primeira associação de juízes do Trabalho e a primeira escola de samba do país. A convite da juíza aposentada Ana Maria Soares, que desenvolve um projeto social na comunidade, 36 associados participaram do evento gastronômico-cultural, em que degustaram um dos pratos mais tradicionais da culinária brasileira, prestigiaram a formatura de uma turma de percussionistas e ainda assistiram a apresentações de sambistas da Estácio e de outras duas agremiações.
A presidenta da AMATRA1, Daniela Muller, esteve no evento prestigiando a colega Ana Maria Soares, que idealizou um curso de aderecistas com foco na inclusão social de moradores do Morro de São Carlos. Ela destacou a importância de a associação apoiar atividades que contribuam para a melhoria e o bem-estar da população.
Ana Maria destacou a alegria de reencontrar antigos colegas da magistratura e também de prestigiar, mais uma vez, as atividades de sua escola de coração, a poucos dias do Carnaval. “Mesmo para mim, que sou “estaciana”, a feijoada é sempre um momento único. Foi um dia muito agradável, porque consegui unir duas agendas muito importantes pra mim: rever meus queridos colegas de profissão e participar mais uma vez da famosa feijoada da escola”, disse.
Além da feijoada, o encontro teve locução de Marlene Povão, show da banda Swing Carioca e apresentações das escolas Paraíso do Tuiuti e Tradição, além da própria Estácio. Na ocasião, também houve a formatura da oficina de percussão do mestre Chuvisco e homenagem ao músico Valmir do Cavaco.
Também estavam presentes no evento a diretora de Imprensa e Comunicação da AMATRA1, Adriana Leandro, e o recente associado Cassio Selau, que enfatizaram o compromisso da associação com a valorização da cultura e a integração social da comunidade.
“A associação sempre faz questão de acompanhar os colegas que de alguma forma contribuem para melhoria da sociedade. Isso demonstra não só a conscientização dos nossos membros como também nos lembra de que uma sociedade melhor é construída por todos e todas nós”, afirmou Adriana Leandro. Nascido no Sul, Cássio enalteceu o acolhimento “cativante” que sempre recebeu dos cariocas, e que se repetiu na Estácio: “depois, ainda assisti aos ensaios na Marquês de Sapucaí”.
Aposentada desde 2022, Ana Maria atua na Estácio de Sá nos bastidores e financia um curso de adereços para moradores do São Carlos. A iniciativa possibilitou a capacitação de 24 alunos, dos quais 19 seguem confeccionando adereços para a escola. Para 2025, ela planeja ampliar o projeto com um curso de culinária.
Foto de capa: AMATRA1 comparece à Feijoada do Leão.
Leia mais: Prêmio Anamatra de Direitos Humanos é entrege à Escola de Música AMC
Ana Maria Soares idealiza curso de adereços de Carnaval no São Carlos
AMATRA1 reforça compromisso com o combate ao trabalho escravo no Brasil