44 propostas são aprovadas no Fórum Gestão Judiciária

21:00

Na quarta-feira (25.03), fechando os trabalhos do V Fórum Gestão Judiciária, aconteceu a plenária para votação das ações e projetos sugeridos pelas quatro comissões de magistrados que, ao longo dos dois primeiros dias de vento, discutiram os melhores caminhos para a valorização da atividade judiciária na 1ª Região. Ao todo, 44 propostas foram aprovadas e o diretor da Escola Judicial (EJ1), desembargador Evandro Valadão, fez a entrega simbólica do documento com as sugestões à vice-presidente do Tribunal, desembargadora Ana Maria Soares, que estava no exercício da Presidência. 

Acima, o des. Evandro Valadão faz a entrega simbólica, à desª Ana Maria Soares,  do documento com as propostas aprovadas pela plenária; Abaixo, magistrados defendem suas propostas, tiram dúvidas e votam nas propostas apresentadas

 

Entre as propostas aprovadas da Comissão “Inteligência e Análise de Informações”, destaca-se a implantação da Rede Institucional de Apoio à Jurisdição Trabalhista, com objetivo de promover ações de integração com atores públicos - como o Ministério Público do Trabalho e o Ministério Público Estadual - para discussão de ações comuns à atuação na Justiça do Trabalho. Da Comissão de “Saúde e Segurança”, foi aprovada uma revisão elétrica nos fóruns, para ampliação segura dos pontos de tomada existentes, entre outras proposições.  

Também foi validada a instituição de Núcleos de Mediação no TRT/RJ e de um Comitê Gestor dos Grandes Litigantes, segundo propostas da Comissão “Melhoria do Acesso à Justiça”. Por fim, a Comissão “Integração Jurisdicional de 1ª e 2ª Instâncias” apresentou a proposta de criação de banco de dados relativos a grandes devedores e a recomendação de que sejam, na medida do possível, proferidos acórdãos líquidos no 2º grau.  

Durante a plenária, também foi eleita a comissão de acompanhamento de implantação das diretrizes até o próximo Fórum, que será composta pelo desembargador Evandro Valadão e pelos juízes André Villela, Mônica Brandão, Rosane Catrib, Eleticia Marinho, Filipe Ribeiro e Luciano Moraes.  

O V Fórum Gestão Judiciária foi promovido pela Escola Judicial (EJ1), com apoio da Amatra1.