01 de março de 2021 . 15:30

AMATRA1 lança coluna semanal pelo mês do Dia Internacional da Mulher

Para marcar o Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, a Diretoria de Cidadania e Direitos Humanos da AMATRA1 lança, nesta segunda-feira (1º), a coluna semanal “Mulheres, por elas mesmas”. O projeto dá espaço para magistradas de diferentes perfis refletirem, a partir de filmes ou livros, a relação de temas atuais com a vivência da mulher na sociedade. Os textos serão publicados todas as segundas-feiras de março, no site da AMATRA1.

“Neste mês especial, convidamos cinco magistradas para falar sobre o papel da mulher no contexto social contemporâneo a partir de uma análise crítica de como as mulheres são retratadas em livros e filmes. Inspiradas por uma obra literária ou cinematográfica, refletiremos sobre os feminismos e a pauta atual da luta feminista”, afirmou a desembargadora Carina Bicalho, diretora de Cidadania e Direitos Humanos da associação.

Leia mais: ‘É importante avançar na maturidade do sistema de precedentes’, diz ministro
Com uma chapa inscrita, Anamatra terá eleição presencial e eletrônica em abril
STF: Juízes têm direito ao acréscimo de 17% na contagem para aposentadoria

A coluna estreia com o texto “Os impactos da violência doméstica no trabalho da mulher”, escrito pela juíza Áurea Regina de Souza Sampaio. O artigo da ex-presidente da AMATRA1 foi inspirado no filme brasileiro “Vidas Partidas” (2016), dirigido por Marcos Schechtman. O drama ambientado na década de 1980 retrata a violenta realidade enfrentada por milhares de brasileiras todos os anos, dentro de suas próprias casas.

Nas próximas semanas, a coluna especial contará com textos da desembargadora Giselle Bondim Lopes Ribeiro, da juíza Ana Larissa Lopes Caraciki, da desembargadora aposentada Aurora de Oliveira Coentro e da juíza Marcia Regina Leal Campos.

*Foto: Rawpixel/Freepik < VOLTAR