30 de novembro de 2022 . 13:10

AMATRA1 promove lançamentos de livros na biblioteca do TRT-1 nesta quinta-feira

A AMATRA1 vai lançar dois livros nesta quinta-feira (1º), às 15h, na Biblioteca Ministro Carvalho Júnior do TRT-1. Um trata da mulher negra no mercado de trabalho e o outro da mulher na Umbanda. Segundo a 2ª Diretora Cultural da associação, Daniela Muller, o objetivo do lançamento é ter o acesso facilitado às obras para os associados e o público do Fórum do Lavradio.

Os livros são “A Mulher Negra no Mercado de Trabalho: Condições Escravistas das Trabalhadoras Domésticas”, de Shirley Silveira Andrade, e “Teologia das Encruzilhadas: Feminismo e Mística Decolonial nas Pombagiras de Umbanda”, de Alexandre Marques Cabral.

Para Daniela Muller, as duas obras têm o mesmo objetivo. “Apesar dos livros terem focos distintos de pesquisa, ambos falam sobre formas de violência contra a mulher que persistem nos dias atuais. As obras são fundamentais para que a gente avance nas questões de gênero, raça e classe”, apontou.

Shirley Silveira Andrade é pesquisadora e professora de Direito e Serviço Social da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Para Daniela Muller, o livro da professora Shirley está associado a um seminário na Escola Judicial, em que houve um grande interesse de todos os operadores do Direito. “É importante a gente voltar as nossas atenções para essas questões específicas das trabalhadoras domésticas, especialmente nos casos de trabalho escravo que têm sido denunciados e revelados nos últimos anos”, disse ela.

Leia Mais Chapecoense é condenada a indenizar pais de jogador morto em acidente aéreo

Associados comentam a festa de fim de ano da AMATRA1, em Santa Teresa

Bateria da Estácio de Sá anima festa de fim de ano da AMATRA1 no sábado (26)

Para Shirley, a obra surgiu de uma inquietação dos pesquisadores e pesquisadoras em relação aos dados oficiais de resgate de escravização. “O objetivo é colocar, para magistrados e magistradas, a ideia de que a gente, no Brasil, precisa aprofundar o debate da escravização contemporânea e do trabalho análogo ao escravo nos recortes de gênero e raça. Os dados do Ministério do Trabalho dizem que 95% das pessoas resgatadas são homens. 65% se declaram pretos ou pardos. Começamos a nos perguntar o que esses dados efetivamente simbolizam. Será que ocultam algo? Será que realmente a mulher não é escravizada no Brasil?”

Segundo a escritora, foram realizadas entrevistas com trabalhadoras domésticas na pandemia e descobertos outros pontos que não aparecem nas pesquisas oficiais. “As especificidades do trabalho doméstico são tão grandes que acabam, de certa forma, dando uma invisibilidade dessa questão”, disse.

A outra obra a ser lançada foi escrita pelo professor de Filosofia do Colégio Pedro II e da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) Alexandre Marques Cabral. De acordo com Daniela Muller, “o professor Alexandre já deu várias aulas de Filosofia na Escola Judicial e também através da AMATRA1. É um parceiro nosso. A obra é um trabalho importantíssimo nas questões relacionadas à violência contra a mulher”.

Para Alexandre, “o livro trata da brasilidade presente na Umbanda, ao mesmo tempo em que apresenta as Pombagiras como fontes de práticas feministas e decoloniais”. Segundo ele, “no lugar de uma espiritualidade do conformismo, as Pombagiras anunciam e praticam uma espiritualidade de libertação, o que parece apropriado para o Brasil contemporâneo, que teima em esconder sua herança colonial, misógina e racista”.

Ele explicou que, desde 2017, participa de encontros, cursos e oficinas no TRT-1. “Desde então, construí muitas pontes e amizades. Realizar o lançamento do meu livro será a oportunidade de compartilhar conhecimento e celebrar reencontros. Estou muito feliz por esse privilégio”.

A Biblioteca Ministro Carvalho Júnior fica localizada no térreo do TRT-1, na Rua do Lavradio, 132.  < VOLTAR