18 de setembro de 2020 . 13:18

AMATRA1 promove oficina de escrita criativa para associados

Estimular a crítica, a reflexão, a criatividade, a autoestima e o autoconhecimento através das palavras. Este é o objetivo da Oficina de Escrita Criativa, promovida pela Diretoria de Cidadania e Direitos Humanos da AMATRA1, em 29 de setembro, às 19h. Com três horas de duração, a oficina será ministrada virtualmente pela professora e educadora Carolina Rocha Silva. Serão oferecidas 20 vagas gratuitas e exclusivas aos associados. Os interessados devem se inscrever até o dia 28/09, pelo e-mail secretaria@amatra1.com.br.

Segundo Bárbara Ferrito, diretora de Cidadania e Direitos Humanos da AMATRA1, o evento vai oferecer aos magistrados uma relação diferenciada com a escrita, permitindo “novas sensações e experiências, capazes de facilitar ao associado outras formas de se expressar, de se conectar consigo e com o mundo, habilidades essenciais para o juiz crítico e que se pretende fomentador do respeito aos Direitos Humanos”.

Doutoranda em Sociologia pela UERJ e mestre em História pela UFF, Carolina Rocha destaca o caráter terapêutico da prática para “auxiliar nos processos de cura e cuidado da saúde mental”, especialmente em um contexto sensível como a pandemia da Covid-19. Ela explica que, por meio de dinâmicas, como leituras de textos e diálogos, é possível construir um caminho de escrita livre para expressar dores, angústias, desejos e sonhos, e criar o exercício do “cuidado de si” que se amplia para o cuidado coletivo.

Leia mais: ‘Criança não pode trabalhar de forma alguma’, diz juiz do Trabalho, em artigo
Frentas lança campanha na TV em defesa da democracia
Suspense policial ‘Culpa’ será tema da live cultural desta sexta (18)

“A escrita é um instrumento muito potente para alcançar lugares profundos dentro de nós e reelaborar os traumas na memória presente. Eles não deixarão de existir, mas podem deixar de interferir em nossas vidas de forma adoecedora. Além disso, é necessário produzir e conhecer outras narrativas, ignorada pelos veículos hegemônicos, por isso usamos como inspiração escritas femininas, negras e periféricas”, disse.

Momentos de reflexão sobre a história e vida dos participantes, e também sobre suas formas de expressão e transmissão de sentimentos, vivências e afetos são alguns pontos ressaltados por Bárbara sobre o curso. A juíza participou de uma edição anterior da oficina, e conta ter conseguido se conectar com outras facetas da própria vivência.

“Sentença é sentir. Saber entender os sentimentos que nos movem faz parte das capacidades do bem julgar”, disse. “Ver como o Direito engessa a nossa criatividade me fez querer ainda mais me apropriar desse outro tipo de escrita, mais humano, mais afetuoso”, completou Bárbara.

Oficina de Escrita Criativa
Data: terça-feira, 29 de setembro de 2020
Horário: 19h às 22h
Vagas: 20
Inscrições: até segunda-feira, 28 de setembro de 2020. As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição
Local: GoToMeeting
Evento restrito aos associados da AMATRA1 < VOLTAR