30 de junho de 2020 . 16:45

Anamatra é eleita representante da sociedade civil na Conatrae

Nesta terça-feira (30), a Anamatra foi eleita para representar a sociedade civil na Comissão Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo (Conatrae) no próximo biênio. Em atividade desde 2003, o grupo coordena e avalia a execução de ações do Plano Nacional para a Erradicação do Trabalho Escravo, além de acompanhar a tramitação de projetos de lei sobre o tema no Congresso Nacional. A eleição dos novos membros da comissão aconteceu por videoconferência e a Anamatra foi representada pelo diretor de Cidadania e Direitos Humanos, Marcus Barberino.

“A eleição da Anamatra para representar toda a sociedade civil brasileira na Conatrae, junto com a Comissão Pastoral da Terra (CPT), nos enche de orgulho e de responsabilidade, pois teremos que expressar a voz e as ideias de todos os envolvidos nesta tarefa civilizatória”, disse.

Ao longo dos anos, a entidade tem promovido ações em favor da erradicação da exploração dos trabalhadores. Para a presidente Noemia Porto, a eleição da Anamatra como representante da sociedade civil “é uma imensa responsabilidade”.

Leia mais: Desemprego chega a 12,9% e país tem queda recorde de população ocupada
Trabalho decente na crise será tema de lives do Programa Trabalho Seguro
Unicamp publica tese de doutorado da juíza Claudia Regina Reina


“Mas estamos preparados. O êxito não é apenas desta Diretoria, mas da história coerente de atuação que esta entidade de 43 anos vem construindo com muitas mãos”, destacou.

A Confederação Nacional dos Trabalhadores da Agricultura (Contag) e a Confederação da Agricultura e da Pecuária no Brasil (CNA) também foram eleitas como representantes das entidades sindicais dos trabalhadores e empregadores, respectivamente.

No ano passado, a formação da comissão foi alterada pelo Decreto 9.887/2019, que prevê que o colegiado será composta por um representante do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, que a coordenará; um do Ministério da Justiça e Segurança Pública; um do Ministério da Economia; um do Ministério da Cidadania; e quatro de entidades não governamentais privadas, reconhecidas nacionalmente e com iniciativas efetivas e relevantes sobre o tema.

*Informações e foto: Anamatra < VOLTAR