31 de março de 2025 . 13:03

Associados da AMATRA1 visitam mostra no MAM sobre história da arte brasileira

O Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM) recebeu a visita de 16 associados da AMATRA1, entre ativos e aposentados, para ver a exposição “Uma história da arte brasileira”, que oferece um contato mais próximo com a trajetória da arte moderna e contemporânea do país. Organizado pela Diretoria Social, o passeio teve um olhar especial para os aposentados e foi conduzido por um educador do museu. Ao final, os convidados confraternizaram na cafeteria do MAM, parte do projeto de revitalização do espaço, reinaugurada junto com a Cinemateca.

“Foi uma experiência encantadora e culturalmente rica. Tivemos a oportunidade de conhecer um pouco da história da arte brasileira, através das obras de renomados artistas, e ainda confraternizar com os colegas num delicioso brunch no MAM”, afirmou a diretora adjunta de Aposentados e Pensionistas da AMATRA1, Áurea Sampaio.

O grupo foi recepcionado por João Vergara, sócio-proprietário da Cantina do MAM, que acompanhou parte da visita. A exposição, que fica no Bloco Escola, novo espaço do museu, tem patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro.

Com curadoria de Pablo Lafuente e Raquel Barreto, “Uma história da arte brasileira” foi montada para a Cúpula do G20 e exibida nos dias 18 e 19 de novembro de 2024 para chefes de Estado e lideranças internacionais. A mostra foi aberta ao público em dezembro do  ano passado. 

A exposição apresenta um panorama da arte moderna e contemporânea brasileira a partir de acervo do MAM, que reúne mais de 16.000 obras. As peças expostas contemplam a produção artística das seis primeiras décadas do século 20, período em que o país foi marcado por movimentos como Modernismo e Concretismo. O protagonismo feminino na arte brasileira também é abordado na mostra.

Foto de capa: Associados na exposição do MAM.

Leia mais: Elas julgam, lideram e transformam: a presença feminina na Justiça do Trabalho

Daniela Muller fala sobre violência contra a mulher em live da ReBEDH RJ

Ações por assédio sexual na Justiça do Trabalho crescem 35% entre 2023 e 2024 < VOLTAR