12 de janeiro de 2022 . 11:00

Bárbara Ferrito assina capítulo sobre racismo no ambiente de trabalho

A diretora de Cidadania e Direitos Humanos da AMATRA1, Bárbara Ferrito, assina um capítulo do livro “Atualidade e Tendências do Direito e Processo do Trabalho” em parceria com Cecília Amália Cunha Santos, Coordenadora da Procuradoria do Trabalho de Araguaína (TO). A obra coletiva feminina reúne outras 40 autoras que debatem sobre temas como pandemia, assédio, violência de gênero e compliance. A contribuição de Bárbara e Cecília traz importantes reflexões sobre as questões raciais no ambiente de trabalho, a partir da ótica da artista interdisciplinar e teórica portuguesa Grada Kilomba. Clique aqui para baixar o livro.

A ideia para o capítulo surgiu durante um grupo de estudos sobre o livro “Memórias da Plantação”, de Grada Kilomba, do qual participavam as autoras do texto. “Durante o curso, veio a vontade de escrevermos juntas, como mulheres negras integrantes do sistema de justiça. Logo depois, surgiu a oportunidade de colaborar com o livro”, contou Bárbara.

Leia mais: Jorge Ramos lança livro sobre sistema de precedentes do novo CPC

Anamatra oferece curso sobre provas digitais e garantias processuais

Retrospectiva: relembre momentos marcantes da AMATRA1 em 2021

No capítulo intitulado “Episódios de racismo cotidiano no ambiente de trabalho – análise de julgados recentes da justiça do trabalho sob o olhar de Grada Kilomba”, as autoras aplicam a ótica da artista sobre o racismo, que traz novos questionamentos para o debate. Além de entender o racismo como um problema estrutural, Kilomba defende que é importante centrar o olhar também na saúde psíquica e física das vítimas de racismo afetadas de forma individual por esse sistema.

“O capítulo procurou aplicar os ensinamentos de Kilomba às situações de racismo que transparecem das decisões judiciais. Optamos por essa abordagem para divulgar esse trabalho de Grada, que é simplesmente incrível. E também para trazer a reflexão sobre as práticas naturalizadas de racismo que permeiam nossa sociabilidade”, explicou a juíza do trabalho.

Para Bárbara, o debate sobre o racismo, em todas as suas manifestações, é fundamental para qualquer avanço em direção a uma sociedade mais igualitária. “Estando integrado às estruturas de nossa sociabilidade, muitas práticas racistas são invisibilizadas e reproduzidas inconscientemente. Por meio da reflexão e debate, colocamos luz sobre tais ações automáticas e permitimos a crítica para novos arranjos mais inclusivos e plurais”, comentou.

Lançado pela Editora Juspodivm, o objetivo do livro “Atualidade e Tendências do Direito e Processo do Trabalho” é fomentar múltiplas visões, permitindo a compreensão e conexão com o cenário jurídico vivenciado por mulheres advogadas, magistradas, procuradoras do trabalho, analistas, professoras e pesquisadoras. Organizada por Amanda Barbosa, Andréia Chiquini Bugalho e Luiza de Oliveira Garcia Miessa dos Santos, a obra está disponível gratuitamente para download.  < VOLTAR