10 de maio de 2023 . 16:12

Câmara Municipal do Rio convida para Prêmio Ana Rita Lugon Ramacciotti

O vereador Paulo Pinheiro, presidente da Comissão de Higiene, Saúde Pública e Bem-estar Social da Câmara Municipal do Rio de Janeiro (CMRJ), convida associados(as) da AMATRA1 para a primeira cerimônia de entrega do Prêmio Ana Rita Lugon Ramacciotti, idealizado em homenagem à juíza do Trabalho da 1ª Região que faleceu em 2017, em decorrência de um câncer de mama. Em 30 de maio, dia em que Ana Rita faria aniversário, às 18h30, no Palácio Pedro Ernesto, no Centro, o evento reconhecerá profissionais que atuam na prevenção e no combate ao câncer. 

Todos os 15 inscritos serão reconhecidos pela edição 2023 do Prêmio devido ao “elevado nível técnico profissional e comprometimento com a saúde pública no município do Rio de Janeiro”. São eles: Allan Barros, Andrea Luíza Ferreira de Medeiros, Bruno Nahoun Moraes Jardim, Elaine Sobral da Costa, Germana Perissé de Abreu, Giseli de Fátima Aquino Iglesias Pereira, Instituto Desiderata, Instituto Oncoguia, Janaina Leaubon, José Bines, Márcia Cristina Lemos dos Santos, Márcia Simões da Silva, Maria Gefé da Rosa Mesquita, Paula Cristina Moço Cascais e Instituto de Medicina e Cidadania.

Leia mais: AMATRA1 tem reunião na Alerj para tratar do trabalho escravo no Rio

Aline Leporaci e Bianca Merola vão lançar ‘Manual Prático do Direito do Trabalho’

Dialética abre inscrições para cursos na Universidade de Coimbra

Para o vereador Paulo Pinheiro, homenagear Ana Rita Lugon Ramacciotti é motivo de orgulho para seu mandato e conceder um prêmio com seu nome é uma honra para a Câmara Municipal do Rio de Janeiro. Instituído por meio da Resolução nº 1.532, de 31 de maio de 2021, o Prêmio concede Menção Honrosa de reconhecimento a quem, em razão da originalidade de sua ação, atuação, caráter profissional ou voluntário, se faça digno de registro, divulgação e reconhecimento público. 

“Conheci Ana Rita Lugon Ramacciotti em 2015 quando, paciente de câncer de mama, travava sua luta pela vida. Em sua história como juíza do Trabalho, sempre exerceu suas funções com zelo e dedicação, colocando a lei em defesa dos que mais dela necessitavam, me inspirando na idealização e concretização do Prêmio Ana Rita Lugon Ramacciotti, a ser concedido anualmente pela Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro, aos profissionais que se destacam em prevenir, combater e levar uma melhor qualidade de vida ao paciente de câncer”, disse Paulo Pinheiro. 

Ana Rita Lugon Ramacciotti

Nascida em Nilópolis, na Baixada Fluminense, Ana Rita Lugon Ramacciotti ingressou na magistratura em outubro de 1997. Em julho de 2006, foi promovida ao cargo de juíza titular, assumindo a 1ª Vara do Trabalho de Macaé. Também esteve à frente da 3ª Vara do Trabalho de Nova Iguaçu, da 6ª Vara de Duque de Caxias e da Vara do Trabalho de Nilópolis, onde permaneceu por quatro anos.

Além do Conjunto de Medalhas de Mérito Pedro Ernesto, da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, seu trabalho foi reconhecido com a homenagem da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho do TRT-1, em 2016.

Por 16 anos conviveu com o câncer de mama e, no tempo em que lutou pela própria vida, também participou ativamente de campanhas para aprovação e adoção de novas medicações e tratamentos para melhorar a qualidade de vida das demais pacientes. Juntou-se, ainda, a ações de prevenção e conscientização da doença, como as campanhas “Por Mais Tempo” e “Outubro Rosa”. 

Foto: Câmara Municipal do Rio de Janeiro < VOLTAR