22 de março de 2023 . 12:45

Carta divulgada por Anamatra defende paridade de gênero e raça no STF

A “Carta Aberta por Mulheres da Carreira Trabalhista e Negra no Supremo Tribunal Federal” foi aprovada no 4º Encontro das Lideranças Associativas, promovido telepresencialmente pela Comissão Anamatra Mulheres, na última sexta-feira (17). O tema é sensível à AMATRA1 e veio à tona na semana do Dia Internacional da Luta pela Eliminação da Discriminação Racial (21 de março). A carta tem circulado por aplicativos de mensagens e pode ser assinada virtualmente aqui. 

O texto clama não só pelo aumento da representatividade feminina negra, mas também trabalhista, “de forma contínua e constante”. Segundo a carta, em 132 anos, o Supremo Tribunal Federal (STF) teve apenas três mulheres ministras em seus quadros, sendo só uma da carreira Trabalhista – a atual presidente do STF, ministra Rosa Weber – e nenhuma delas negra. 

“A diversidade racial e de gênero deve ser defendida não só como uma questão objetiva e de representação no âmbito do Supremo Tribunal Federal, mas para, principalmente, em termos qualitativos, promover a ampliação da interpretação da Constituição Cidadã e dos direitos fundamentais e sociais, a fim de fortalecer a democracia brasileira”, relata o documento. 

A “Carta Aberta por Mulheres da Carreira Trabalhista e Negra no Supremo Tribunal Federal” pede ao presidente da República que sejam indicadas, aprovadas e nomeadas duas mulheres para o Supremo Tribunal Federal: uma da carreira trabalhista e uma negra.

Leia mais: Daniela Muller condena hospital a indenizar profissionais de enfermagem

Evento do TST ‘Gente que Inspira – Mulheres’ homenageia Anna Acker

Posse de Cláudio Montesso reúne autoridades, colegas e familiares

Imagem: Felipe Sampaio/SCO/STF < VOLTAR