25 de junho de 2020 . 13:11

CSJT adia para 2021 a obrigatoriedade do uso do PJe-Calc

O Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) transferiu para 1º de janeiro de 2021 a data de obrigatoriedade do uso do PJe-Calc para juntar cálculos aos autos dos processos. O prazo limite estava fixado anteriormente para 1º de julho de 2020. O Ato CSJT.GP.SG 89/2020, que trata do tema, foi assinado pela presidente do CSJT e do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministra Maria Cristina Peduzzi, na terça-terça (23).

A alteração da data de adoção definitiva do sistema considera os impactos da pandemia da Covid-19 nas atividades relacionadas à capacitação para a aplicação do PJe-Calc. As dificuldades do público externo – empregados, empregadores, advogados e membros da sociedade – para se preparar para as mudanças no atual contexto da crise também foram ponderadas.

O CSJT está estudando a viabilidade de realizar webinários para promover, à distância, a capacitação dos interessados no PJe-Calc. O objetivo é oferecer a melhor experiência de uso e eficácia do sistema.

Leia mais: Consulta pública sobre metas nacionais da Justiça do Trabalho vai até dia 3
Próxima live da AMATRA1 aborda questões sobre o luto
Cartilha do MPT indica cuidados para prevenir contágio no trabalho doméstico

Sobre o sistema PJe-Calc

A necessidade de ter um sistema de cálculo trabalhista padrão para todos os Tribunais do Trabalho surgiu a partir do uso do Processo Judicial Eletrônico (PJe) em âmbito nacional. O PJe-Calc é um sistema desenvolvido para fazer cálculos trabalhistas e será usado de forma padronizada em toda a Justiça do Trabalho.

O software oferece aos calculistas opções ajustáveis de parametrização de cálculo, trazendo confiabilidade e agilidade no processo de liquidação de decisões trabalhistas. Com uma interface didática e intuitiva, promove uma forma natural e eficiente de fazer os cálculos e conseguir as informações necessárias em formato de relatórios.

O sistema PJe-Calc também tem uma rotina de checagem de erros e possíveis inconsistências no cálculo antes da liquidação, auxiliando o calculista na identificação e depuração de potenciais problemas. E gera diferentes tipos de relatórios que demonstram diversas informações, como parâmetros e dados inseridos para a realização do cálculo, descrição em detalhes da apuração de cada parcela do cálculo,  resumo do cálculo, lista de critérios legais para o cálculo, entre outros.

Acesse aqui o manual completo do PJe-Calc. < VOLTAR