13 de abril de 2021 . 15:19

É fundamental manter nossos direitos, afirma Colussi, em evento da AMATRA1

Em roda de conversa virtual promovida pela AMATRA1 na segunda-feira (12), com associados e integrantes da Anamatra Forte e Unida, única chapa das eleições da nova diretoria da associação nacional, o candidato a presidente, Luiz Colussi, prometeu trabalhar para garantir a manutenção de direitos e prerrogativas da classe. O juiz do TRT-4 (RS) afirmou que os membros da chapa estão dispostos a atuar de forma integrada no biênio 2021/2023. 

“Devemos manter nossos direitos e nossas prerrogativas. Isso é fundamental”, disse Colussi, que fez um apelo para que os associados não deixem de votar nestas eleições. Além dele, participaram do encontro: Luciana Paula Conforti, candidata a vice-presidente; Ronaldo Callado, que compõe a Diretoria Administrativa; Benimar Medeiros, candidata a diretora de Aposentados, e os demais diretores e membros do Conselho Fiscal. Eles se apresentaram e falaram sobre suas propostas de gestão. O encontro foi pela plataforma Zoom, e reuniu 40 magistrados. 

O presidente da AMATRA1, Flávio Alves Pereira, destacou a relevância dos assuntos trabalhados pela Anamatra e o comprometimento de todos os envolvidos. “É uma associação seríssima, que trata de temas com complexidade cada vez maior. Os cargos demandam dedicação e preparação, e fico muito feliz em ver pessoas como as da chapa assumindo a tarefa”, ele afirmou. 

Ao longo da conversa, Luiz Colussi abordou as 14 ações prioritárias para o próximo biênio, distribuídas entre as diretorias, e o programa da chapa, dividido em três eixos principais: Direitos e prerrogativas, relacionamento com os associados e defesa da Justiça do Trabalho.

“Não podemos deixar de defender quem nós somos. Somos a Justiça do Trabalho, social por excelência. Infelizmente, estamos perdendo competência. Por isso, estamos sugerindo, como primeiro ato da nova diretoria, a criação da Comissão de Assuntos Jurídicos, que vai integrar a Diretoria de Prerrogativas e Assuntos Jurídicos. A Diretoria vai continuar exercendo seu papel fundamental no exame das prerrogativas, e a comissão vai auxiliar o juiz diretor na matéria”, afirmou.

Leia mais: No Conjur, Áurea Sampaio e Daniela Müller publicam artigo sobre machismo
Quem defende o fim da JT é contra os direitos sociais, diz Noemia Porto
Roberto Fragale publica artigo ‘Hibridismo na docência jurídica’, no Jota

A juíza Luciana Paula Conforti, do TRT-6 (PE), lembrou sua participação no movimento associativo, e do compromisso da Anamatra na defesa do Judiciário trabalhista e do Direito Constitucional do Trabalho. Ela acredita que os magistrados podem “fazer a diferença, com o engajamento coletivo”.

“Mantemos nosso compromisso histórico associativo e de relevância institucional. A vice-presidência é um desafio grande, devido à representação política da Anamatra. Mas temos compromisso e entusiasmo para que possamos fazer o trabalho da melhor forma possível”, disse Luciana.

O ex-presidente da AMATRA1 Ronaldo Callado, que atualmente integra a Diretoria de Comunicação da Anamatra, e é candidato ao cargo de diretor administrativo, contou que está disposto a atuar também em outras áreas, em cooperação com os demais diretores.

“A Diretoria Administrativa é mais envolvida na parte interna da Anamatra, cuidando de questões relacionadas aos funcionários e contratações, por exemplo. Mas já me coloquei à disposição para trabalhar em outras frentes, como fiz na atual gestão, auxiliando a Comissão de Competência”, disse Callado.

A juíza aposentada Benimar Medeiros falou da possibilidade de ajudar todos os colegas magistrados, especialmente os aposentados, em meio ao difícil contexto político e social atual. “Estaremos todos unidos nas pautas e decisões”, garantiu.

Uma das propostas da diretoria indicadas por Benimar é a de se realizar reuniões bimestrais com os associados, inclusive por meios virtuais. “Isso vai contribuir para a maior participação dos aposentados. E vai permitir que tenhamos condição de expor nosso trabalho, colher as dúvidas e reivindicações”, explicou a juíza, que é diretora de Cidadania e Direitos Humanos adjunta para o Programa Trabalho, Justiça e Cidadania na AMATRA1.

Além da apresentação de todos os diretores presentes, o bate-papo também contou com a manifestação dos associados, que fizeram perguntas, apontamentos e sugestões aos integrantes da chapa.

Colussi fez um apelo para que os associados participem da eleição, preferencialmente de forma eletrônica, devido às medidas de precaução contra a Covid-19. A votação virtual começa na sexta-feira (16), às 10h, e vai até às 18h de quinta-feira (22), pelo Espaço do Associado, na área restrita do portal da associação. É necessário apenas ter em mãos o login e a senha. Já a votação por sobrecarta remetida pelos correios vai até a sexta-feira (23), quando será anunciado o resultado da eleição.

Clique aqui para ler a íntegra do Programa da Chapa Anamatra Forte e Unida.

Veja a lista com os integrantes:

Presidente:

Juiz Luiz Antonio Colussi (Amatra 4)

Vice-Presidente:

Juíza Luciana Paula Conforti (Amatra 6)

Secretaria-Geral:

Juíza Viviane Maria Leite de Faria (Amatra 5)

Diretoria Administrativa:

Juiz Ronaldo da Silva Callado (Amatra 1)

Diretoria Financeira:

Juiz Ronaldo Solano Feitosa (Amatra 7)

Diretoria de Comunicação:

Juíza Patrícia Pereira de Sant´Anna (Amatra 12)

Diretoria de Prerrogativas e Assuntos Jurídicos:

Juiz Marco Aurélio Marsiglia Treviso (Amatra 3)

Diretoria de Assuntos Legislativos:

Juiz Valter Souza Pugliesi (Amatra 19)

Diretoria de Formação e Cultura:

Juiz Marcus Menezes Barberino Mendes (Amatra 15)

Diretoria de Eventos e Convênios:

Juíza Rosarita Machado de Barros Caron (Amatra 10)

Diretoria de Informática:

Juiz Jônatas dos Santos Andrade (Amatra 8)

Diretoria de Aposentados:

Juíza Benimar Ramos de Medeiros Marins (Amatra 1)

Diretoria de Cidadania e Direitos Humanos:

Juíza Patrícia Almeida Ramos (Amatra 2)

Conselho Fiscal (Titulares)

Juiz Felipe de Magalhães Calvet (Amatra 9)

Juíza Dayna Lannes Andrade (Amatra 23)

Juiz Higor Marcelino Sanches (Amatra 21)

Suplente: Juiz Marcelo Rodrigo Carniato (Amatra 13) < VOLTAR