28 de junho de 2022 . 16:29

Em escola, magistradas enfatizam o estudo para combater o trabalho infantil

A importância de combater o trabalho de crianças e adolescentes e a necessidade que esse grupo permaneça estudando foram abordadas no encontro com alunos do 5º ano do Ciep José Pedro Varela, no Centro do Rio de Janeiro, nesta terça-feira (28). O evento foi promovido pelo TRT-1, para encerrar as atividades do mês de combate ao trabalho infantil. A vice-presidente do Tribunal, desembargadora Mery Bucker; a 1ª vice-presidente da AMATRA1, juíza Adriana Leandro, que é gestora regional de primeiro grau do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem do TRT-1; o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ), João Batista Berthier; a desembargadora aposentada Ana Maria Moraes, representante da AMATRA1; a chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Educação, Ana Paula Massonetto; entre outras autoridades, participaram da ação.

“O que queremos alertar é a importância de ser criança e de aproveitar tudo o que é oferecido para essa fase da vida para que, amanhã, sejam cidadãos formados e estejam preparados para ajudar a coletividade. Mas, agora, é hora de brincar, de aprender, de passear e de viver a infância plenamente. A hora de trabalhar vai chegar, mas é só no futuro”, destacou a desembargadora Mery Bucker, durante a conversa com os alunos.

Vice-presidente do TRT-1, desembargadora Mery Bucker conversou com alunos

Leia mais: TST ratifica decisão do TRT-1 e autoriza rescisão indireta de jogador com o Vasco
Aposentadas, Ana Moraes e Mirna Macedo falam da carreira e novos planos
TRT-1 fará debate sobre trabalho infantil em escola pública do Rio

Os estudantes expuseram, na quadra da escola, desenhos produzidos em sala de aula, a partir de conversas sobre trabalho infantil com os professores. A partir de provocações da juíza Adriana Leandro, as crianças falaram sobre as características do trabalho infantil e seus diferentes tipos, responderam o que é a aprendizagem profissional e indicaram as profissões que desejam seguir.

“Ter essa troca com os alunos é sempre muito rico – tanto para eles quanto para nós. Nossa função é contribuir para o esclarecimento e para a formação, trazer conhecimento, estimular o pensamento deles para a causa e incentivar a permanência na escola, que é fundamental no combate ao trabalho infantil. Acredito que essa forma lúdica de interação, através da conversa e da cultura, pode trazer grandes mudanças para o futuro dos estudantes”, afirma Adriana Leandro.

Adriana Leandro falou sobre importância do estudo no combate ao trabalho infantil

Após falar sobre diversidade e respeito, o procurador-chefe do MPT-RJ, João Berthier, também pontuou ser fundamental permanecer estudando para quebrar o ciclo do trabalho infantil. Criar pensamento crítico pela aquisição de conhecimento foi outro destaque de Berthier.

“A escola tem a ver, acima de tudo, com aprender a pensar com a própria cabeça. Isso vai permitir que vejam coisas certas e erradas no mundo, e saibam agir para manter o que é bom e acabar com o que é ruim. O trabalho deve vir só depois. Trabalhar é legal, mas trabalhar agora atrapalhará não só os alunos, mas o país. Fiquem na escola”, afirmou o procurador-chefe.

Os estudantes puderam assistir, ainda, a apresentação da Orquestra Maré do Amanhã. O objetivo foi mostrar a cultura como aliada da educação no desenvolvimento de crianças e jovens. Entre as canções, o grupo apresentou o “Rap da Felicidade”, de Cidinho e Doca, e “Show das Poderosas”, de Anitta.

Orquestra Maré do Amanhã apresentou canções de Anitta aos alunos do Ciep José Pedro Varela

Elizabete Teixeira, gestora-geral do Ciep, julga importante que os alunos, desde novos, reflitam sobre a questão. “Queremos que as crianças saibam a relevância de terem a oportunidade de vivenciar a infância curtindo todos os momentos apropriados para a idade e poderem se preparar, ao longo dos anos, para o momento posterior, que é o mercado de trabalho. Ficamos muito felizes com o convite do Tribunal para a realização desse evento e por essa parceria”, disse.

Alunos expuseram desenhos sobre combate ao trabalho infantil < VOLTAR