15 de março de 2023 . 13:47

Evento do TST ‘Gente que Inspira – Mulheres’ homenageia Anna Acker

O Tribunal Superior do Trabalho (TST) promoverá a primeira edição do projeto “Gente que Inspira”, cujo tema será “Mulheres”, nesta quinta-feira (16), às 11h, em sua sede, em Brasília. Uma das homenageadas será a desembargadora aposentada do TRT-1 Anna Acker, que ajudou a fundar a AMATRA1 e foi a primeira mulher a presidi-la. O evento será transmitido ao vivo no YouTube e, para acompanhá-lo, basta preencher este formulário até as 18h desta quarta-feira (15).   

“Gostaria de agradecer essa homenagem, que reconhece aqui o trabalho e o engajamento de mulheres que inspiram outras mulheres, num movimento de sororidade cada vez mais necessário nos nossos dias. No que me diz respeito, dediquei minha vida à Justiça do Trabalho, sempre zelando por uma interpretação da lei que favorecesse o lado da balança mais frágil, o de trabalhadoras e trabalhadores, que tantas vezes veem seus direitos desrespeitados e violados”, disse Anna Acker. 

Ainda segundo a desembargadora aposentada, uma nova perspectiva de gênero em nosso país vai se construindo, muitas vezes, em aspectos que parecem detalhes. “Pude também fazer inscrever na Constituição de 1988 a possibilidade para o marido de adotar o sobrenome de sua esposa, sugestão que foi fruto de intensa pesquisa sobre a legislação de vários países”, lembrou.

Leia mais: Juíza do Trabalho Monica de Almeida Rodrigues se aposenta

Eleição para Conselho Pedagógico da Escola Judicial vai até 15 de março

MPT-RJ e IPPES lançam programa de prevenção de suicídio para policiais

Nesta edição do “Gente que Inspira”, serão homenageadas também a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber; a ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara; e a presidente de honra da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (Fenatrad), Creuza Maria de Oliveira. 

Por meio deste projeto, o TST visa valorizar a pluralidade cultural e a diversidade humana a partir de trajetórias, vivências e experiências de pessoas que contribuem para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva. A ideia é reconhecer pessoas inspiradoras na expectativa de que esta iniciativa gere novos frutos.

Saiba mais sobre a carreira de Anna Acker neste vídeo produzido pelo projeto “Gente que Inspira”

Imagem: Divulgação/TST < VOLTAR