16 de janeiro de 2023 . 18:10

Fórum Gestão Judiciária debate relacionamento, eficiência e tecnologia

O Fórum Gestão Judiciária, uma iniciativa da Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-1), voltou, nesta segunda-feira (16), ao formato presencial, na sede do Tribunal. A 13ª edição debate os temas: relacionamento, eficiência e tecnologia, vetores que, segundo a presidente do TRT-1, Edith Maria Corrêa Tourinho, “formam o tripé sem o qual nenhuma instituição pode se sustentar no mundo contemporâneo”. 

Após duas edições sendo realizado virtualmente em função da pandemia, o evento traz à tona questões que impactam no ambiente e na eficiência do trabalho nesta nova realidade em que vivemos, pós-transformação digital, em que surgem novas ferramentas e formas de comunicação. 

Na abertura do Fórum, o presidente da AMATRA1, Ronaldo Callado, ressaltou a importância do retorno ao formato presencial e a oportunidade de "reencontrar praticamente todos os colegas da 1ª Região".

Callado afirmou ainda que "a tecnologia, se bem utilizada, pode funcionar como um excelente meio para atingirmos eficiência sem comprometer o relacionamento interpessoal. A grande questão, contudo, é como não se tornar refém desse instrumento sem prejuízo de bens tão caros, como tempo e saúde”.

Em seu discurso, a desembargadora Edith Maria destacou que a época em que somente as competências técnicas eram vistas como determinantes do sucesso das pessoas ficou no passado. “Hoje, a aptidão para se estabelecer relacionamentos interpessoais positivos, pautados pelo autoconhecimento, pelo gerenciamento das emoções, pela empatia e pela sociabilidade ombreia, com o domínio da ciência e da técnica, a construção de uma cultura organizacional consistente e saudável”, disse Edith.

Também participaram da mesa de abertura do 13° Fórum Gestão Judiciária o corregedor, desembargador Jorge Fernando Gonçalves da Fonte; o desembargador e membro do conselho da Escola Judicial, José Luis Campos Xavier; o juiz do trabalho e presidente do Comitê Regional de Priorização do Primeiro Grau de Jurisdição TRT-1, José Monteiro Lopes; e a juíza do trabalho e presidente da AJUTRA, Cláudia Márcia de Carvalho Soares.  

As palestras que se seguiram à abertura do evento, abordaram questões como mediação de conflitos interpessoais, juízo 100% digital, trabalho remoto, reorganização do trabalho e a adoção do IGEST como indicador de desempenho das varas do trabalho. 

Roberta Ferme fala sobre Juízo 100% digital 

Encarregada do subtema “Juízo 100% digital, trabalho remoto e reorganização do trabalho”, a juíza auxiliar da Corregedoria Nacional de Justiça Roberta Ferme trouxe insights e melhores práticas de sua experiência em Brasília que possam contribuir para as oficinas e troca de ideias que se iniciam amanhã no Fórum. 

“A gente ainda nem se deu conta de que há muitas ferramentas que podemos utilizar. Me deparei com duas ferramentas dentro do juízo 100% digital que ainda estão subutilizadas, que são banco de dados – que já existia de forma mais simples – e ferramenta de apoio à decisão, tanto para o advogado quanto para o juiz”, afirmou Roberta.

Juíza Roberta Ferme fala sobre Juízo 100% digital

A juíza do Trabalho apresentou dados do portal do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que mostram que a Justiça do Trabalho tem tido destaque, em termos proporcionais, quanto ao uso do Juízo Digital: "96,5% das varas do trabalho aderiram a esta possibilidade, ou manifestaram interesse em aderir ao juízo digital em suas unidades”. 

A programação desta segunda-feira (16) também contou com a participação de Fernando Hoffmann, juiz do trabalho do TRT-9, que falou sobre a mediação de conflitos interpessoais. Lucas Carvalho de Miranda Sá, juiz do trabalho do TRT-18, trouxe o tema da ferramenta IGEST e suas funcionalidades, e a advogada Elaine Avelar Malagoli Paulino expôs sobre habilidades necessárias para magistrados no mundo físico e digital. 

Fernando Hoffmann, juiz do trabalho do TRT-9

O 13ª Fórum Gestão Judiciária continua até quarta-feira (18) no formato online com oficinas e debates. No último dia do evento, ocorrerão as apresentações do presidente e do corregedor eleitos para o biênio 2023-2024, desembargadores Cesar Marques Carvalho e Marcelo Augusto Souto de Oliveira, respectivamente, que tomarão posse em 26 de janeiro. < VOLTAR