25 de novembro de 2022 . 13:14

Inscrições abertas para o 2º Congresso Internacional de Direito do Trabalho

O 2º Congresso Internacional de Direito do Trabalho da Escola Judicial do TRT-1 está com inscrições abertas. O evento será em 5, 6 e 7 de dezembro, no formato telepresencial, transmitido pelo canal da Escola Judicial no YouTube. Os associados da AMATRA1 Alexandre Agra Belmonte, Aline Leporaci, Cláudio Montesso, Giselle Bondim, Gustavo Tadeu Alkmim, João Renda, Jorge Gonçalves da Fonte e Roberto Fragale serão palestrantes.

O tema do congresso é “O Direito do Trabalho pelo Mundo”. Haverá seis painéis com tradução simultânea, com a participação de palestrantes dos Estados Unidos, Espanha, Japão, Portugal e Uruguai.

A juíza Aline Leporaci integrará o painel “Brasil: Reforma da Reforma?”. Segundo a magistrada, será debatido o que aconteceu com o Direito do Trabalho após a Reforma Trabalhista. “Vamos analisar o Direito do Trabalho não só no nosso país, mas também a título de Direito Comparado, com questões que foram aplicadas aqui e não deram certo, e outras que deram certo aqui, mas não funcionaram lá fora. É importante a participação e presença de todos juízes e associados para que possamos, em conjunto, analisar como se dá a aplicação do Direito do Trabalho no mundo, e para que possamos ter essa aplicação de forma mais clara para aqueles que nos procuram.”

Leia mais Confira as decisões da Assembleia Geral Extraordinária da AMATRA1

Liana Chaib é aprovada pelo Plenário do Senado Federal para ministra do TST

Festa de fim de ano da AMATRA1 vai ser no Solar Real, em Santa Teresa

O juiz João Renda estará no painel “Estados Unidos: Horas Extras e Discriminação”. Segundo o juiz, “o Congresso Internacional reunirá palestrantes de renome, trará exposições e proporcionará debates sobre temas palpitantes, permitindo-nos o contato com verdadeiros expoentes do Direito do Trabalho de diferentes países”. Ele vai falar sobre modulação da jornada de trabalho e pagamento de horas extras, em perspectiva comparada com os EUA.

No mesmo painel, estará o presente o professor de Ciência Política, advogado e escritor norte-americano Augustus Cochran, conhecido como Gus Cochran, que falará sobre a discriminação no emprego nos Estados Unidos.

Outros convidados internacionais são o jurista português João Leal Amado, da Universidade de Coimbra; o professor espanhol Jaime Cabeza Pereiro, da Universidade de Vigo; a professora japonesa Akiyo Shimamura, da Universidade de Rikkyo, em Tóquio; e o professor Alejandro Castello, da Universidade da República, no Uruguai. 

Servidores, advogados e estudantes podem participar do congresso. Clique aqui para fazer sua inscrição. 

Confira a programação completa: < VOLTAR