02 de julho de 2020 . 12:20

Inscrições para o Prêmio Anamatra de Direitos Humanos vão até 20 de agosto

Em sua 9ª edição, o Prêmio Anamatra de Direitos Humanos receberá inscrições até 20 de agosto. Em 2020, a iniciativa vai premiar ações que tratem do tema “Direitos Humanos no Mundo do Trabalho”. Ao todo, serão distribuídos R$ 60 mil aos vencedores das categorias “Cidadã”; “Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC)”; e “Imprensa”, nas subcategorias “Impresso” (jornal, revista ou internet), “Televisão”, “Rádio” e “Fotografia” (veiculada em jornal ou revista).

Com o Prêmio, a Anamatra pretende valorizar ações efetivas de defesa dos direitos humanos no contexto do trabalho. Podem participar pessoas físicas e jurídicas que tenham desenvolvido, entre 1º de junho de 2018 e 30 de junho de 2020, ações efetivas relacionadas à educação para o pleno exercício dos direitos sociais; ao combate a formas de discriminação no mercado de trabalho; à inclusão de deficientes; ao combate ao trabalho infantil, escravo e degradante; à defesa do meio ambiente do trabalho; e à defesa e promoção do trabalho decente.

Na categoria “Cidadã”, podem concorrer pessoas físicas ou jurídicas, incluídas entidades não governamentais, e outras instituições que desenvolvam ações concretas sobre o tema da edição. Na “Imprensa”, podem se inscrever pessoas físicas que tenham veiculado reportagens escritas, documentários, série de matérias ou fotografias relacionados ao tema em veículos de comunicação.

Leia mais: Seminário do CNJ debate questões raciais e Poder Judiciário
Anamatra Mulheres fará webinar sobre gênero e trabalho na pandemia
Live da AMATRA1 vai falar sobre trabalhadores que só folgam no Carnaval


Já a categoria “Programa Trabalho Justiça e Cidadania (TJC)” é voltada aos alunos, professores e/ou escolas que promovam ações cidadãs e práticas de disseminação dos ideais de justiça social, por meio da implementação da iniciativa da Anamatra, feita pelas Amatras em todo o país.

Além da premiação de R$ 10 mil, o vencedor de cada categoria e subcategoria vai ser contemplado com troféu alusivo ao Prêmio. A relação dos finalistas será divulgada no site da Anamatra, em 13 de outubro, e a revelação dos vencedores do Prêmio Anamatra acontecerá de forma virtual, das 19h às 20h, de 30 de outubro. O evento será transmitido nas redes sociais da entidade.

Devido à pandemia da Covid-19, as inscrições dos trabalhos vão acontecer exclusivamente por meio eletrônico. Clique aqui para acessar o regulamento, o tutorial de inscrição e o formulário de inscrição.

Em caso de dúvidas, os interessados devem entrar em contato pelo e-mail premiodh@anamatra.org.br ou pelo número (61) 99995-9503 - apenas WhatsApp, de segunda à sexta-feira, das 10h às 17h. < VOLTAR