10 de setembro de 2021 . 15:25

Juíza Roberta Ferme é empossada membro honorário do IAB

A juíza do Trabalho Roberta Ferme Sivolella foi empossada como membro honorário do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), nesta quarta-feira (8). A magistrada foi indicada ao IAB pela advogada Gilda Elena Brandão de Andrade D’Oliveira, e vai atuar na Comissão de Direito do Trabalho. A sessão ordinária virtual foi conduzida pelo 1º vice-presidente da entidade, Sergio Tostes, e teve entre os presentes o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Roberto Barroso, o corregedor-geral da Justiça do Trabalho, ministro Aloysio Corrêa da Veiga, do Tribunal Superior do Trabalho (TST), e o diretor e ex-presidente da AMATRA1 Ronaldo Callado.

“Há 17 anos, quando decidi seguir na magistratura, no Direito e na vida acadêmica, tive um sonho, e, por muitas vezes, achei que não fosse conseguir realizá-lo. Nesta noite, em que tomo posse como membro honorário de um instituto de tanta respeitabilidade e notoriedade, vejo ter sido possível”, afirmou Roberta. A magistrada reafirmou os compromissos assumidos com o termo de posse e pontuou que fará “o possível para fazer jus à confiança que foi depositada com o título”.

Professor da nova integrante do IAB na graduação e no doutorado, o ministro Barroso discursou na solenidade, destacando seu carinho pela magistrada, de quem também é amigo. “Roberta Ferme recebe esse convite merecido para integrar a mais antiga instituição jurídica do Brasil. É uma jovem brilhante e dedicada jurista. Desejo que seja abençoada também neste novo espaço, onde poderá emprestar o seu brilho”, disse o ministro.

Ministro do STF Roberto Barroso fez homenagem à juíza Roberta Ferme

A empossada também foi homenageada pelo corregedor-geral da Justiça do Trabalho, ministro Aloysio Corrêa da Veiga, com quem atua no TST como juíza auxiliar. Para o magistrado, a chegada de Roberta ao IAB contribuirá positivamente para o desenvolvimento da instituição. “É motivo de grande satisfação e imensa honra poder participar deste momento tão importante e significativo. Por seu espírito, sua competência e compromisso com o estudo do Direito, a juíza revela a síntese da atuação diferenciada que norteia sua vida e sua carreira profissional.”

Leia mais: Magistrados têm posses ratificadas pelo Órgão Especial do TRT-1
Anamatra lamenta atos antidemocráticos no Dia da Independência
Juíza determina que Rogério Caboclo não entre na CBF por um ano

O diretor da AMATRA1 Ronaldo Callado, representante da associação na sessão, ressaltou que “a juíza Roberta Ferme sempre se destacou como uma colega extremamente ciosa de seus deveres e também no âmbito acadêmico e associativo”. “Tanto assim que estiveram presentes para prestigiá-la autoridades como o ministro Barroso, do STF, e Aloysio Veiga e Emanuel Pereira, do TST”, disse.

A advogada Gilda Elena Brandão, que indicou Roberta à entidade, a saudou na sessão virtual. “O IAB está em festa com a vinda da nossa nova confreira, que, tenho certeza, engrandecerá muito nossa área trabalhista. Seja bem-vinda, confiamos em você.” 

Magistrados e advogados prestigiaram a posse de Roberta Ferme como membro do IAB

Na mesma ocasião, foi empossado o advogado Antônio José Teixeira Martins, como membro efetivo. Ele foi indicado ao IAB pela Kátia Tavares e vai integrar a Comissão de Direito Penal.

O ministro do TST Emmanoel Pereira; o desembargador do TRT-1 Alexandre Teixeira de Freitas; a presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Renata Gil; e o presidente da Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (AMAERJ), Felipe Gonçalves, também estiveram presentes na reunião, entre outros nomes do meio jurídico.

Veja a sessão ordinária virtual na íntegra:
< VOLTAR