11 de abril de 2025 . 13:58

Justiça do Trabalho discute proteção à saúde na era das plataformas e da IA

O Tribunal Superior do Trabalho (TST) vai sediar, nos dias 29 e 30 de abril, o seminário “Universalização do Direito à Saúde e Segurança do Trabalho e Novas Tecnologias”, com transmissão ao vivo pelo canal oficial da corte no YouTube. A programação terá debates sobre o impacto das novas tecnologias nas condições de trabalho, com destaque para profissionais com atuação em plataformas digitais e para o uso intensivo da  inteligência artificial.

O evento voltado para todos os públicos é gratuito e está com inscrições abertas. A programação contempla reflexões sobre como a inteligência artificial pode ser usada na promoção de um ambiente de trabalho mais seguro e digno, sem ignorar os riscos que seu uso desregulado pode representar.

O seminário integra o Programa Trabalho Seguro da Justiça do Trabalho, que organiza o evento em parceria com a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat). A iniciativa pretende aprofundar o debate sobre os desafios da proteção à saúde e segurança de trabalhadores em diferentes regimes, inclusive os não tradicionais.

Especialistas, autoridades e representantes de várias categorias profissionais participarão de painéis temáticos. As discussões abordarão o trabalho informal, a terceirização, os serviços prestados no setor da saúde, a atuação de entregadores por aplicativos, os riscos em micro e pequenas empresas, o teletrabalho e a limpeza urbana.

Abril Verde

O seminário faz parte das ações do Abril Verde, campanha de conscientização sobre saúde e segurança laboral promovida anualmente pela Justiça do Trabalho. Em 2025, o programa adota o slogan “Alerta Verde”, com ênfase na universalização desses direitos em um cenário de transformações tecnológicas.

Para o biênio 2025/2026, o Programa Trabalho Seguro elegeu como tema central os “desafios para a universalização” da saúde e segurança ocupacional, prevendo ações específicas para segmentos mais vulneráveis nas relações de trabalho contemporâneas.

Com informações e foto do CSJT .

Leia mais: Fiscais resgatam operários de condições degradantes em (BA) Lauro de Freitas 

Inclusão e arte marcam evento no Centro Cultural do TRT-1

Associados da AMATRA1 visitam mostra no MAM sobre história da arte brasileira < VOLTAR