30 de março de 2022 . 14:05

Linda Brandão vence categoria ‘Poesia’ do Concurso Literário da Anamatra

Com a obra “Paralisia”, a associada da AMATRA1 Linda Brandão Dias venceu a categoria  “Poesia” da 2ª edição do Concurso Literário da Anamatra. A competição também premiou o juiz Henrique Macedo de Oliveira (Amatra 3/MG), pelo conto “Criança Viada”, e o juiz Lenício Lemos Pimentel, também da Amatra 3, pela crônica “Descida Íngreme”. Os vencedores foram contemplados com a isenção da taxa de inscrição para o 20º Conamat (Congresso Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho), que será em Ipojuca (PE), de 27 a 30 de abril. À AMATRA1, Linda Brandão comentou o texto reconhecido no concurso da associação nacional.

“A poesia fala do sentir em momentos que somos tomados por situações fortes que nos paralisam, nos deixam tão estupefatos que nos olhamos e pensamos: ‘Será que sou eu mesma passando por isso?’”, contou.

Autora de obras premiadas no Brasil e no exterior e produzindo um livro sobre sua trajetória de vida, a juíza aposentada tem a escrita e a leitura como hábitos frequentes. Para Linda, é fundamental fomentar ações que promovam a cultura entre os magistrados. 

Leia mais: Ronaldo Callado reconhece vínculo de emprego entre motorista e Uber
‘Mulheres, que são maioria da população, são tratadas até hoje como minoria’
Desembargadores e juízes promovem lançamentos de livros nesta semana

“Na atuação jurisdicional, vivemos um dia a dia muito intenso. Antes de me aposentar, eu trabalhava muito, levava processos para casa, atuava durante feriados, e ficava muito cansada e estressada. Meu refúgio passou a ser as coisas que eu lia e escrevia. Sempre me fez muito bem. Pretendo permanecer participando dos concursos, que podem, inclusive, ser replicados pelas associações regionais, como a AMATRA1.”

A seleção final dos textos foi feita virtualmente pela Comissão Avaliadora, em reunião conduzida pelo diretor de Formação e Cultura da Anamatra, Marcus Barberino. O presidente da associação, Luiz Colussi, o ministro Alberto Luiz Bresciani, do Tribunal Superior do Trabalho (TST), a desembargadora do Trabalho aposentada Maria Francisca Lacerda, do TRT-17 (ES), e a juíza Rosilene Nascimento, do TRT-15 (Campinas/SP) também participaram do encontro.

Magistrados finalizaram seleção dos textos do concurso em reunião virtual

Os vencedores do concurso também vão receber placas de reconhecimento pelo trabalho inscrito na premiação. Os textos serão publicados em uma obra eletrônica da Anamatra, junto a outros 33 textos escolhidos pelos julgadores. Clique aqui para ver todos os títulos.

Leia a poesia vencedora do Concurso Literário da Anamatra

Paralisia

A escuridão chegou aos pedaços,
​pincelou a sala,
​sombreou meu rosto,
​se instalou na alma...

Palavras arrastadas pela mão
​rangeram seu silêncio
incômodo

Esbarrando em paredes,
​ecoando na penumbra,
resvalando pelo chão...

O olhar de página em branco
sequer penetrou...

 ​- Espelho sem reflexo! -

Na paisagem derrotada
o que era brilho
se desvaneceu...

Sussurros de silêncio
se espalharam...

E aquele rosto que eu vi ​
não era o meu!!!

Linda Brandão Dias < VOLTAR