17 de setembro de 2021 . 12:51

Magistrados discutem combate ao racismo e às desigualdades no 5º Enajun

Magistrados e magistradas vão se reunir com especialistas e referências na defesa dos Direitos Humanos para debater o combate às desigualdades e vulnerabilidades, no 5º Encontro Nacional de Juízas e Juízes Negros (Enajun) e no 2º Fórum Nacional de Juízas e Juízes contra o Racismo e todas as formas de Discriminação (Fonajurd). Gratuito, o evento, que ocorre de 25 a 28 de outubro, será transmitido pela plataforma Zoom. As inscrições estão abertas pelo site, clique aqui para preencher o formulário.

A juíza do Trabalho Bárbara Ferrito, diretora de Cidadania e Direitos Humanos da AMATRA1 adjunta para Raça, Gênero e Diversidade, é uma das organizadoras do encontro. A magistrada destaca que, mesmo com o avanço no instrumental jurídico de enfrentamento da driscriminação, diversas desigualdades ainda se mantêm presentes na sociedade.

“A edição procura problematizar essa questão do enfrentamento. Para isso, trazemos um evento interdisciplinar, com profissionais das mais diversas áreas para debater a desigualdade e formas de combatê-la. Além disso, como no ano passado, teremos oficinas do FonaJurd, para debatermos questões práticas de combate ao racismo e todas as formas de discriminação”, disse.

Leia mais: Anamatra Mulheres debate ‘Direito e Feminismo’ em webinário na segunda
Veja as datas sem expediente nas unidades do TRT-1 em 2022
Daniela Muller lança livro sobre trabalho escravo contemporâneo

Entre os palestrantes, já estão confirmados o ministro Rogério Schietti, do Superior Tribunal de Justiça (STJ); a juíza e presidenta da Corte Interamericana de Direitos Humanos, Elizabeth Odio Benito; a professora, pós-doutora em Serviço Social e especialista em Saúde Mental e Atenção Psicossocial Rachel Gouveia; a jornalista Flávia Oliveira; o escritor Paulo Scott; e o professor Deivison Faustino. O encontro é voltado a magistrados, membros do Ministério Público, defensores públicos, advogados, professores, estudantes e demais interessados em debater temas como igualdade racial, segurança pública, questões ambientais, saúde mental e resistência. 

Interessada em compreender a persistência da ausência de pessoas negras nos espaços de poder, especialmente no Judiciário, a ex-presidente e diretora da AMATRA1 Áurea Sampaio participou do Enajun pela primeira vez em 2020. Na edição passada, ela acompanhou os debates “Os 10 anos do Estatuto da Igualdade Racial”, “As diversas faces da discriminação racial” e “Interseccionalidade e Epistemicídio”.

“A experiência foi enriquecedora e esclarecedora sobre os aspectos históricos, legais e culturais que reforçam o racismo estrutural na nossa sociedade e sobre as políticas afirmativas que estão sendo pensadas e efetivamente aplicadas para diminuir as desigualdades entre as pessoas em razão da cor da pele”, contou.

A juíza pretende continuar participando das edições futuras do Enajun. “Nós, magistrados, também somos responsáveis pelo combate ao racismo estrutural, que limita o acesso e discrimina pessoas negras. Para participar desta luta, a qualificação, o conhecimento e o debate permanente são essenciais”, pontuou.

Neste ano, o evento está sendo promovido pela Ajuris (Associação de Juízes do Rio Grande do Sul), em parceria com outras entidades da magistratura e advocacia. As novidades sobre o encontro estão sendo publicadas nos perfis @enajun.fonajurd e @ajurisrs, no Instagram. A programação completa será divulgada em breve. < VOLTAR