11 de agosto de 2022 . 16:14

Magistrados recepcionam novos associados em happy hour no Rio

Bate-papo e descontração embalaram o happy hour de recepção aos novos associados da AMATRA1, nesta quarta-feira (10), no Xian Rio. Com a vista do entardecer de dois dos principais cartões-postais da Cidade Maravilhosa, magistrados e magistradas do Trabalho que tomaram posse no período da pandemia da Covid-19 e ainda não haviam sido presencialmente recebidos na associação puderam conhecer os colegas. O presidente da AMATRA1, Ronaldo Callado, lembrou que a entidade sempre teve a tradição de receber os novos magistrados.

“Isso ficou prejudicado em razão da pandemia. Mas, ontem, finalmente conseguimos promover esse encontro. Foi uma noite maravilhosa. Além disso, pudemos rever os mais antigos que também compareceram em peso”, afirmou Callado.

Novos associados foram recepcionados em happy hour, no Xian Rio

Uma das novas associadas é a juíza Bianca Merola da Silva. Antes servidora do TRT-1, a magistrada passou pelo TRT-8 (PA/AP) e retornou ao Tribunal carioca por remoção, em abril de 2021. Bem recebida no trabalho, onde foi recepcionada de forma solícita pelos colegas das varas, ela também sentiu acolhimento no movimento associativo.

“A AMATRA1 é o nosso local de integração, que proporciona momentos em que podemos conversar com os colegas sobre nossas angústias com o trabalho e, também, sobre outros assuntos variados. Cheguei a ir à feijoada promovida neste ano e adorei a ideia de reunir com os demais associados”, disse. 

Leia mais: Tribunal determina que Caixa pague dia de salário descontado de grevistas
Bárbara Ferrito lança coluna sobre trabalho, raça e gênero na revista Piauí
TRT-1 vai suspender prazos em dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo

Empossada na mesma data, a juíza Adriana Pinheiro Freitas também retornou ao TRT-1 por remoção, após um período no TRT-2 (SP). Ela já havia atuado como servidora do TRT-1, de 2010 a 2019. “É uma nova carreira, mas dentro da mesma estrutura, então me sinto muito acolhida”, destacou a juíza, que enxerga na AMATRA1 a função de valorizar a carreira e proteger as prerrogativas da classe.

“A associação tem ouvido nossas demandas e tentando conciliar com a realidade do Tribunal. Só tenho a agradecer, porque a diretoria consegue manejar todos os interesses e dar uma resposta efetiva.” 

Assim como para Bianca e Adriana, a posse no TRT-1, em abril de 2021, marcou a volta para casa de Vanessa Albuquerque. Natural de Salvador, ela já havia escolhido o Rio para morar, desde 2014. Chegou à magistratura no TRT-2 (SP), até ser removida para o Tribunal Fluminense. “Estou bem feliz por ter retornado porque já conhecia algumas pessoas, e agora estou gostando muito de toda a interação e do trabalho desenvolvido”, contou. 

Após período sem eventos presenciais, magistrados confraternizaram em restaurante do Rio

Os eventos promovidos pela AMATRA1 têm o papel de reunir os juízes, cuja função é solitária, indiciou Vanessa. “Atuamos sozinhos, de forma separada e com pouca integração. Então, a entidade vem para solucionar essa questão, além de brigar por nossos direitos e dar voz para nossas causas”, afirmou.

Para Bianca Vedova, que integra a Diretoria Social, que organizou o encontrou, o happy hour marca a necessidade de retomar os eventos presenciais, paralisados no período latente da crise sanitária, já que são os encontros que trazem “a vivacidade e a união que a associação tanto precisa e são tão necessárias atualmente”.

“Além de conhecer os novos colegas que foram empossados durante a pandemia, também tivemos a oportunidade de estar com colegas que ainda não tínhamos visto após o período pandêmico. O evento foi muito descontraído, acredito que todos tenham se divertido, podendo conversar, trocar ideias e experiências. Tivemos a presença do nosso corregedor-regional, Jorge da Fonte, de desembargadores e juízes titulares e substitutos”, disse.

Corregedor-regional prestigiou eventos de recepção aos novos associados da AMATRA1 < VOLTAR