25 de novembro de 2021 . 14:54

Marcel Bispo e Marcelo Segal participam de congresso sobre evolução sindical

Os diretores da AMATRA1 Marcel da Costa Roman Bispo e Marcelo Segall participaram, nesta quarta (24) e quinta-feira (25), do congresso anual da Feprop (Federação dos Propagandistas e Vendedores de Produtos Farmacêuticos do Estado do Rio de Janeiro), em Rio das Ostras (RJ). Neste ano, o tema do evento foi “Evolução sindical: caminhos e perspectivas”, para refletir sobre o futuro das organizações.

Marcel Bispo abordou o tópico “O ataque ao Direito do Trabalho e a importância da atuação das entidades sindicais na busca do equilíbrio das relações de capital e trabalho”. A mesa de abertura presencial, na quarta-feira (24), também teve a participação de Alexsandro Diniz, presidente da Feprop; Antônio Carlos Silvam, representante da CNTQ (Confederação Nacional dos Trabalhadores no Ramo Químico); Carlos Fidalgo, da Força Sindical; Isaac Wallace, da Federação dos Químicos; e Sandra Castilho, do Sinprosulf (Sindicato dos Propagandistas do Sul Fluminense).

Marcel Bispo participou de congresso com dirigentes sindicais, em Rio das Ostras, na quarta (24)

A constante afronta aos sindicatos e à Justiça do Trabalho e o imposto sindical, que se tornou facultativo com uma representação obrigatória, foram alguns pontos tratados por Marcel Bispo. O magistrado também tratou das consequências da Lei 13.467, de 2017, para as entidades sindicais.

“A Reforma Trabalhista carrega uma armadilha: finge transferir poderes aos sindicatos, para depois transferir poder à autonomia individual. Destrói o princípio da norma mais favorável e, no fim das contas, a reforma faz da norma coletiva um meio de perda de direitos”, afirmou.

Leia mais: AMATRA1 promove debate sobre ‘A Última Abolição’ com diretora da obra
‘Judiciário precisa se engajar contra o racismo’, diz Bárbara Ferrito em live
AMATRA1 formaliza projeto para Política de Diversidade e Igualdade no TRT-1

O tópico tratado virtualmente por Marcelo Segal, nesta quinta-feira (25), foi a “Garantia do emprego do Diretor Sindical e Cooperativa”. O juiz comentou a estabilidade do dirigente sindical; do representante dos empregados, chamado de chão de fábrica; e do diretor de cooperativas.

“Achei muito interessante que, após minha participação no congresso, houve muitas perguntas dos dirigentes sindicais presentes. Eles falaram sobre algumas estratégias de algumas empresas para contornar o mandamento da lei e poder dispensar o dirigente sindical. Isso me chamou a atenção, pois não tinha conhecimento de que as pessoas estavam arquitetando sobre essa questão. É um possível descumprimento dos direitos, algo muito preocupante”, disse Marcelo Segal.

Virtualmente, Marcelo Segal falou sobre estabilidade no emprego, no congresso da Feprop

Assessor jurídico da Feprop e também representante da Força Sindical, Alexsandro Santos exaltou a união das instituições em prol da continuidade da luta dos trabalhadores, especialmente em um momento de desmonte dos direitos sociais. “O propósito do encontro é fazer uma análise reflexiva sobre onde estamos, para onde iremos e o que é necessário construir. Escolhemos o tema pela clareza que o momento político nos mostra que involuímos. Portanto, quando temos certeza que estamos dentro de um processo de retrocesso, percebemos que é necessário voltar a ir adiante.”

O advogado indicou, como pontos trazidos ao debate, o modelo de atuação de proteção social que os dirigentes sindicais entendem ser o mais satisfatório para o Brasil e o melhor para a estrutura sindical, e as ações que precisam ser tomadas para se alcançar os objetivos. < VOLTAR