06 de agosto de 2020 . 10:36

MPT faz campanha pela igualdade e contra a discriminação no trabalho

O Ministério Público do Trabalho (MPT) lançou, nesta segunda-feira (3), uma campanha para combater a discriminação e defender mecanismos de inclusão de negros, mulheres, indígenas, LGBTQI+, imigrantes, idosos, pessoas com deficiências e outros grupos oprimidos, no mercado de trabalho. A iniciativa tem como mote “Cota não é privilégio. Inclusão é um direito” e reforça a importância das ações afirmativas para os trabalhadores.

A campanha consiste em uma série de vídeos com diversas informações, como explicações sobre o papel das cotas e outras ações afirmativas previstas em lei, e como essas medidas auxiliam na promoção de igualdades no país. Procuradoras e procuradores do Trabalho participam das produções, entre eles o procurador-geral do Trabalho, Alberto Balazeiro, e a vice, Maria Aparecida Gugel. As imagens estão sendo veiculadas nas redes sociais do MPT (Facebook, Instagram e Twitter).

Segundo a procuradora Adriane Reis, coordenadora nacional de Promoção da Igualdade de Oportunidade e Eliminação da Discriminação no Trabalho (Coordigualdade) do MPT, a ideia da ação “é estimular a empatia com uma espécie de ciranda da inclusão, já que os argumentos de cada personagem, na verdade, são para defender a cota de outro grupo, e assim por diante”.

Leia mais: Áurea Sampaio e Helen Marques tomam posse em novas varas do Trabalho
Enamatra promove curso EAD ‘Plataformas Digitais de Trabalho’
Filme ‘Em Guerra’ será tema da live cultural da AMATRA1, na sexta (7)

Adriane afirmou que o país precisa fortalecer políticas públicas de inclusão, respeitando a diversidade, criando oportunidades de trabalho digno e permitindo o acesso desses grupos a diferentes funções e carreiras.

No primeiro vídeo da campanha, a vice-procuradora-geral do MPT, Maria Aparecida Gugel, pontua que os brasileiros pretos e pardos, que correspondem a mais de 50% da população do país, recebem salários 42% menores que as pessoas brancas.

“Para transformar essa realidade é que eu apoio as cotas ou reservas de cargos em concursos públicos e cotas raciais nas universidades. Para que as pessoas negras possam ter acesso à formação e a vagas no trabalho, possam permanecer e ser promovidas nesse trabalho com melhores salários”, diz.

Veja o primeiro vídeo:



*Com informações do MPT < VOLTAR