03 de junho de 2022 . 14:14

Prêmio da Anamatra vai reconhecer ações que valorizam os direitos humanos

Estão abertas as inscrições para a 10ª edição do Prêmio Anamatra de Direitos Humanos 2022. Neste ano, a iniciativa vai gratificar reportagens e projetos de seis categorias e subcategorias que estejam comprometidas com a  defesa dos direitos humanos no mundo do trabalho. Serão distribuídos R$ 60 mil em premiação, sendo R$ 10 mil para o vencedor de cada categoria ou subcategoria. Os interessados podem cadastrar os trabalhos até 14 de julho, pelo site da associação nacional.

Para concorrer, os projetos precisam seguir as especificações da categoria pretendida e terem sido desenvolvidos entre 1º de julho de 2020 e 31 de maio de 2022. A categoria “Cidadã” é aberta a pessoas físicas e jurídicas, incluídas entidades não governamentais, que desenvolvam projetos e ações concretas. Já a categoria “Imprensa” – dividida nas subcategorias “Mídia impressa (jornal e revista) ou eletrônica” (internet)”; “Televisão”; “Rádio”; e “Fotografia” – é direcionada a jornalistas que assinam, em meios de comunicação, reportagens escritas, documentários, série de matérias ou fotografias.

A sexta categoria, “Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC)”, vai abranger ações cidadãs e práticas de disseminação dos ideais de justiça social, por meio do TJC, projeto criado pela Anamatra e desenvolvido regionalmente pelas Amatras desde 2004, para levar noções de Direito e Cidadania às escolas públicas brasileiras. Alunos, professores e escolas podem participar.

Leia mais: Juiz Marcelo Segal dará aula gratuita sobre limbo previdenciário
Anamatra vai promover debates sobre obras literárias de magistrados
Acessibilidade atitudinal é a forma mais simples de ter inclusão, diz Maria Villela

Todos os trabalhos serão analisados pela comissão julgadora, presidida pelo diretor de Cidadania e Direitos Humanos da Anamatra, juiz André Eduardo Dorster Araújo, e pelo júri qualificado, composto por três profissionais indicados pela Anamatra. Entre os critérios avaliativos, além da adequação ao regulamento, estão o grau de pertinência e de relevância da sua concepção; clareza, criatividade, inovação; coerência da ação quanto ao objetivo proposto, à estratégia utilizada e ao perfil do público-alvo; razoabilidade entre recursos investidos e resultados alcançados; e impacto dos resultados quantitativos e qualitativos obtidos.

O resultado final será divulgado até 2 de setembro de 2022, no site da Anamatra. A cerimônia de premiação está marcada para 29 de setembro, no Rio de Janeiro. O vencedor ou o representante de cada categoria terá a ida ao Rio de Janeiro custeada pela associação, estando incluídos transporte, hospedagem e alimentação.

Em caso de dúvidas, os interessados podem entrar em contato por email, endereço premiodh@anamatra.org.br, ou por WhatsApp, no número (61) 99995-9503 (de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h).

Clique aqui para ler o regulamento na íntegra. < VOLTAR