17 de dezembro de 2021 . 17:24

Retrospectiva: relembre momentos marcantes da AMATRA1 em 2021

Ainda sob os efeitos das mudanças causadas pela pandemia da Covid-19, o ano de 2021 demandou esforços de magistrados e magistradas do Trabalho. No período, a AMATRA1 desempenhou papel fundamental não só na garantia de direitos da classe, mas também de causas importantes para a sociedade, como o combate ao trabalho infantil. Uma coluna escrita apenas por associadas – que culminou no lançamento de um e-book –, a nova edição da revista “No Mérito”, encontros virtuais para debates jurídicos e temas gerais, e as eleições também foram destaques dos últimos 12 meses da associação. Veja mais abaixo.

Preservação da saúde

Em meio à crise sanitária, uma das urgências foi a defesa do direito à preservação da saúde de magistrados e magistradas, assim como das partes envolvidas nos processos judiciais. A AMATRA1 atuou para garantir que a progressão do retorno das atividades presenciais nas unidades do Tribunal acontecesse apenas quando os dados sobre a pandemia, divulgados pelas autoridades responsáveis, indicassem que seria seguro para todos. 

Em julho, com a queda dos índices de contaminação por Covid-19 em grande parte do estado do Rio de Janeiro, o então diretor de prerrogativas no exercício da presidência da AMATRA1, Ronaldo Callado, esteve presente para acompanhar o início das audiências híbridas do 1º grau do TRT-1.

Ronaldo Callado acompanhou início das audiências híbridas no TRT-1

Mudança nas direções

O ano foi de transição no comando da AMATRA1. Com apenas uma chapa inscrita – a Amatra por Todos – a associação viveu seu 41º período eleitoral. A votação, finalizada em 3 de dezembro, elegeu o juiz Ronaldo Callado como presidente para o biênio 2022/2023, acompanhado por Adriana Leandro e Mônica Cardoso como 1ª e 2ª vice-presidentes. Com o objetivo de continuar a luta em defesa da Justiça do Trabalho e dos direitos de magistrados, Ronaldo ocupa o cargo pela segunda vez e sucede Flávio Alves Pereira, que comandou a entidade no último biênio.

Eleição foi um dos momentos marcantes da AMATRA1 em 2021

Antes, a associação também participou do processo de escolha dos novos dirigentes da Anamatra. A AMATRA1 promoveu uma roda de conversa com a chapa Anamatra Forte Unida, para discutir o planejamento de gestão da entidade nacional. Em 23 de abril, o juiz Luiz Antonio Colussi, do TRT-4 (RS), foi eleito presidente.

Direito e cultura em foco nas lives

Na impossibilidade dos encontros presenciais, as lives, mais uma vez, estiveram presentes no dia a dia da associação. Em 2021, foram diversos encontros virtuais para debater tópicos relacionados à Justiça do Trabalho e ao Direito do Trabalho, como o Primeiro Encontro Jurídico de Direito e Processo do Trabalho da Baixada Fluminense e o webinar internacional sobre sistema de precedentes do novo Código de Processo Civil, promovidos em parceria com a OAB-RJ (Ordem dos Advogados do Brasil no Rio de Janeiro) e a Caarj (Caixa de Assistência da Advocacia do Estado do Rio de Janeiro).

Encontros jurídicos e culturais foram atrações promovidas pela associação

Além dos temas voltados para o mundo jurídico, a AMATRA1 também promoveu a interação entre os associados em encontros sobre temas culturais, como no samba virtual em comemoração pelos seu aniversário de 58 anos, no bate-papo com Milton Cunha e Selminha Sorriso sobre o Carnaval no Rio e na conversa com a diretora do documentário “A última abolição”.

Associadas protagonistas

Em março, associadas da AMATRA1 de diferentes perfis foram as protagonistas da coluna “Mulheres, por elas mesmas”. A cada semana, uma magistrada publicava, no site, um artigo sobre a vivência enquanto mulher na sociedade, a partir de obras literárias ou cinematográficas. O espaço teve produções da juíza Áurea Sampaio, ex-presidente da associação; da desembargadora Giselle Bondim; da juíza Márcia Leal; da desembargadora aposentada Aurora Coentro; e da juíza Ana Larissa Caraciki

Os textos foram reunidos em um e-book homônimo, que contou também com o artigo “O martelo da feiticeira e o fogo de chão: uma breve análise”, escrito pelas juízas Áurea Sampaio e Daniela Muller. O lançamento contou com uma live sobre escrita criativa, nas redes da AMATRA1, em agosto.

Com artigos de magistradas, coluna 'Mulheres, por elas mesmas' foi transformada em e-book

História eternizada em meio digital

Neste ano, a associação também eternizou parte de sua trajetória no meio digital. O livro “História e histórias - AMATRA1”, publicado de forma física em 2008, foi disponibilizado em PDF, para facilitar o acesso de todos ao seu conteúdo. Na obra, ex-presidentes e diretores da entidade remontam seu percurso desde a fundação até o aniversário de 45 anos.

Uma nova edição da revista “No Mérito” também foi veiculada em 2021. A publicação reuniu artigos e depoimentos de magistradas e magistrados, sobre assuntos ligados à Justiça do Trabalho e à pandemia da Covid-19, além de entrevista com o corregedor-regional do TRT-1, desembargador Jorge da Fonte.

As duas publicações foram inseridas na área de “Publicações”, no site da AMATRA1.

Atuação em favor de crianças e adolescentes

A luta pela erradicação do trabalho infantil e pelo emprego legal e seguro para os jovens foi uma iniciativa na qual a AMATRA1 se engajou em 2021. A associação se mobilizou socialmente contra a Medida Provisória nº 1.045, que seria prejudicial à Aprendizagem Profissional – uma das mais eficazes políticas públicas de combate ao trabalho irregular de adolescentes. À Rádio Nacional, a atual 1ª vice-presidente da entidade, Adriana Leandro, afirmou que os programas de emprego propostas pela MP geravam discriminação.

A associação também colocou em prática um projeto de pré-aprendizagem para os jovens do Degase (Departamento de Ações Socioeducativas). Com o apoio de outras instituições, a iniciativa levou aulas preparatórias para 100 internos de unidades feminina e masculina que, após a finalização do curso, concorreram às vagas de jovens aprendizes abertas pela Comlurb. A formação abrangia temas como “Ética e Cidadania”, e “Diversidade e seus aspectos”, “Mundo Corporativo”, “Plano de Carreira”, “Empreendedorismo” e “Comunicação nas Redes Sociais”.

Trabalho, justiça e cidadania nas escolas públicas

Outra ação social capitaneada no Rio de Janeiro pela AMATRA1 foi o Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC). A edição foi iniciada no ano passado e concluída em outubro de 2021. Coordenado pela juíza aposentada Benimar Medeiros, o projeto envolveu 240 alunos das Escolas Municipais André Gomes dos Santos e Margarida Trindade de Deus, ambas de Araruama, na Região dos Lagos. 

Programa TJC alcançou 240 estudantes de escolas municipais de Araruama

Ao longo do período, os alunos tiveram acesso aos ensinamentos da Cartilha do Trabalhador, participaram de palestras online com juízas do Trabalho sobre temas como aprendizagem e lendas do senso comum sobre o trabalho infantil, assistiram audiências virtuais de varas do Trabalho e apresentaram o conteúdo adquirido de forma lúdica, em apresentações teatrais e com paródias musicais. < VOLTAR