02 de março de 2021 . 09:12

SOS Acre: entidades apoiam ação para ajudar o estado em crise

Promovido pelo Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), a campanha “SOS Acre” ganhou o apoio de órgãos públicos para combater as crises enfrentadas pela população do estado. A Anamatra, o TRT-14 (RO e AC), a Amatra 14, o Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e o Sindicato dos Servidores da Justiça do Trabalho de Rondônia e Acre (Sinsjustra) uniram esforços para auxiliar as famílias atingidas pelas enchentes, pelo agravamento da pandemia da Covid-19, pelo surto de dengue e pela crise migratória. Veja abaixo como participar.

A cheia dos rios afetou cerca de 130 mil pessoas, deixando parte da população desabrigada e desalojada. Devido ao cenário de emergência, o governo estadual decretou estado de calamidade pública em dez cidades, entre elas a capital, Rio Branco. O nível dos rios do Acre está baixando, mas pelo menos duas cidades, como Cruzeiro do Sul e Feijó, ainda se encontram com mananciais acima da cota de alerta. No município de Sena Madureira, o nível está acima da cota de transbordo.

Leia mais: Áurea Sampaio aborda os impactos da violência doméstica no trabalho
AMATRA1 lança coluna semanal pelo mês do Dia Internacional da Mulher
‘É importante avançar na maturidade do sistema de precedentes’, diz ministro

O aumento do número de casos de Covid-19 também é preocupante. De acordo com o boletim da Secretaria de Saúde do Acre desta segunda-feira (1º), o estado alcançou 1.012 mortes pela doença, e 57.894 casos confirmados de infecção. Cerca de 510 pessoas ainda aguardam os resultados de exames para detecção da Covid-19 e 325 pacientes estão internados. Dos 106 leitos de UTI (Unidades de Terapia Intensiva) dos hospitais públicos, 97 estão ocupados.

O colapso nas unidades de saúde é agravada pelo surto de dengue. Apenas nos dois primeiros meses de 2021, o Acre já registra mais de 7,5 mil casos suspeitos e 1.683 já confirmados da doença provocada pelo mosquito aedes aegypti. O cenário representa aumento de 189%, em relação ao mesmo período do ano passado: entre 1º de janeiro e 23 de fevereiro de 2020, foram 2.598 notificações. Segundo o Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre), uma morte suspeita de ter sido causada por dengue está em investigação.

Os acreanos também enfrentam uma crise humanitária na cidade de Assis Brasil, na fronteira com o Peru. Com dificuldades para abrigar cerca de 500 imigrantes, o município decretou estado de calamidade pública.

Participe da campanha

As doações para a campanha SOS Acre podem ser de quaisquer quantias, por transferência ou depósito bancário. O MPAC também está recebendo alimentos, água potável, roupas e material de limpeza, em Rio Branco e no interior. Os pontos de coleta são o edifício-sede (Rua Marechal Deodoro, 472, Centro - Rio Branco), a Promotoria de Sena Madureira (Rua Monsenhor Távora, 415 – Centro) e a Promotoria de Manoel Urbano (Rua José Francisco do Nascimento, 667 - São José). 

Dados bancários:

Agência: 2359-0
Conta Corrente: 14.300-6
PIX: 63.598.899/0001-40 < VOLTAR