11 de maio de 2022 . 12:40

Trabalho como garantia de sobrevivência será tema de live da AMATRA1, na sexta

A partir da ideia de essencialidade do trabalho para a vida dos cidadãos, a AMATRA1 vai promover o debate “Dia do Trabalhador, Significado do Emprego e a Perda dele nos Dias Atuais”, na sexta-feira (13). Com a participação da diretora Daniela Muller e da pós-doutora em Ciências Políticas Valdete Severo, o evento vai marcar o Dia do Trabalhador, comemorado em 1º de maio, e a Abolição da Escravatura, em 13 de maio. A transmissão será pelo canal da AMATRA1 no YouTube e no Facebook, a partir das 17h.

“Pretendemos abordar questões atuais relativas ao mundo do trabalho no Brasil, principalmente a retirada de direitos dos trabalhadores e o fato de isso ser facilitado em razão da herança escravocrata do país”, explicou a juíza Daniela, mestre em Políticas Públicas em Direitos Humanos pela UFRJ.

Outro tópico a ser debatido será o desemprego no Brasil, a partir do último livro de Valdete Severo, “A Perda do Emprego no Brasil: Notas para uma Teoria Crítica e para uma Prática Transformadora”. A obra reúne artigos que tratam diferentes aspectos da perda do trabalho formal, que atinge milhões de brasileiros, e seu impacto negativo não só na vida do trabalhador, mas de seus familiares e da comunidade em geral.

Leia mais: Campanha de filiação e refiliação da AMATRA1 vai até 31 de maio
Nome social pode ser usado como informação principal do processo no PJe
Em artigo, Luciana Conforti aborda medidas públicas para coibir assédios

Daniela explica que, no sistema capitalista vigente, as pessoas são obrigadas a vender sua força de trabalho – com exceção de uma pequena parcela da população que possui patrimônio. Ou seja, é preciso estar empregado de alguma forma para sobreviver e ter acesso aos bens mais básicos da vida, como alimentação, residência e vestuário.

“Vamos falar sobre o emprego por essa ótica da própria sobrevivência, invertendo um pouco o discurso comumente difundido de que as empresas dariam empregos quase como uma benesse. Na realidade, é o contrário disso: o trabalho humano enriquece os donos das empresas, é um fator de valorização e enriquecimento de poucos e, para a grande massa, é uma questão de sobrevivência mesmo.”

As pesquisadoras também pretendem tratar do acesso ao trabalho enquanto direito previsto na Constituição. “Vamos abordar a proteção, as garantias e outros aspectos do Direito do Trabalho e da Justiça do Trabalho, que estão sendo muito atacados ultimamente”, adianta.

Live “Dia do Trabalhador, Significado do Emprego e a Perda dele nos Dias Atuais”
Data: sexta-feira, 13 de maio de 2022
Horário: 17h
Local: canal da AMATRA1 no YouTube e no Facebook < VOLTAR