30 de junho de 2020 . 11:51

Trabalho decente na crise será tema de lives do Programa Trabalho Seguro

Para marcar o Dia da Prevenção de Acidentes do Trabalho, celebrado em 27 de julho, e debater a importância da saúde laboral durante a pandemia da Covid-19, o Programa Trabalho Seguro, da Justiça do Trabalho, vai promover uma maratona de lives com o tema “Construção do trabalho seguro e decente em tempos de crise”. Apresentando tópicos diferentes, as transmissões ao vivo vão acontecer semanalmente, a partir desta quinta-feira (2).

Segundo a coordenadora nacional do Programa, ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Delaíde Miranda Arantes, os eventos on-line vão levantar questões ligadas a dúvidas comuns de trabalhadores, empregadores e da sociedade em geral.

Leia mais: Unicamp publica tese de doutorado da juíza Claudia Regina Reina
Ritual de despedida e luto são debatidos em live da AMATRA1
UFRJ cria fascículos sobre direito dos trabalhadores durante a pandemia

“O Programa Trabalho Seguro está sempre atento ao que acontece no mundo do trabalho. Este ano não seria diferente. Em razão do momento ímpar em que vivemos, o Programa segue ativo, buscando alternativas ao alcance do trabalhador. Durante as lives, falaremos sobre a prevenção, sobre a saúde mental do trabalhador, sobre os cuidados com o trabalho remoto e sobre os riscos no pós-pandemia.”

Cada live será organizada pelos Tribunais Regionais do Trabalho (TRTs), agrupados por regiões geográficas do Brasil. O debate proposto pela região Sudeste, da qual o TRT-1 faz parte, falará sobre “Os desafios da Saúde e Segurança do Trabalho (SST) após a pandemia da Covid-19”. A discussão terá como participantes o médico do Trabalho Hudson de Araújo Couto e o médico psiquiatra Élcio Carneiro Carvalho Júnior. O desembargador Sebastião Geraldo de Oliveira, gestor nacional do Programa Trabalho Seguro, fará a mediação. A transmissão será às 16h de 27 de julho, pelo canal da Escola Judicial do TRT-15 (Campinas/SP), no YouTube.

Veja abaixo as informações de cada transmissão:

Região Centro-Oeste
Data: quinta-feira, 2 de julho de 2020, às 17h (horário de Brasília)
Tema: Comitê de crise: criação e implantação efetiva
Transmissão: canal da Escola Judicial do TRT-10 (DF/TO) no YouTube
Palestrantes: Rosylane das Mercês Rocha, médica do trabalho, Conselheira do CRM/DF e CFM e Presidente da ANAMT e Gláucio Mosimann Júnior, médico infectologista e coordenador do Programa Nacional de Hepatites Virais.
Mediação: desembargadora Maria Beatriz Theodoro Gomes, Gestora Nacional do Programa Trabalho Seguro; juíza Ana Beatriz do Amaral Cid Ornelas, diretora do Fórum de Brasília e juíza Titular da 13ª Vara do Trabalho de Brasília.

Região Nordeste
Data: quinta-feira, 9 de julho, às 17h (horário de Brasília)
Tema: Sentido da vida e trabalho remoto
Transmissão: canal do TRT-5 (BA) no YouTube
Palestrantes: Lisieux de Araújo Rocha, doutora, mestra e graduada em Psicologia pela UNIFOR e Elver Moronte, médico do trabalho pela UFMG, mestre em Saúde Coletiva pela UFPR, especialização em ergonomia da atividade pelo CNAN (França)
Mediação: Juiz André Machado Cavalcanti, Gestor Nacional do Programa Trabalho Seguro

Região Norte
Data: quinta-feira, 16 de julho, às 17h (horário de Brasília)
Tema: Riscos Psicossociais do Trabalho pós-pandemia
Transmissão: canal do TRT-11 (AM/RR) no YouTube
Palestrante: Cristiano Nabuco, psicólogo com doutorado em Psicologia Clínica pela Universidade do Minho (Portugal) e pós-doutorado pelo Departamento de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
Participações: desembargadora Márcia Nunes da Silva Bessa, gestora nacional do Programa Trabalho Seguro e representante da Região Norte; gestores regionais do Programa Trabalho Seguro dos TRTs da 8ª, da 11ª e da 14ª Regiões.

Região Sul
Data: 23 de julho, às 16h30 (horário de Brasília)
Tema: Organização do Trabalho e Prevenção do Adoecimento em Face da Pandemia da Covid-19
Transmissão: canal do TRT-9 (PR) no YouTube
Palestrante: Laerte Idal Sznelwar, médico especialista em ergonomia, saúde do trabalhador e psicodinâmica do trabalho e Márcia Bandini, médica especialista em medicina do trabalho.
Mediação: juiz Leonardo Wandelli, gestor nacional do Programa Trabalho Seguro.

Região Sudeste
Data: 27 de julho, às 16h (horário de Brasília)
Tema: Os desafios da Saúde e Segurança do Trabalho (SST) após a pandemia da Covid-19
Transmissão: canal da Escola Judicial do TRT-15 (Campinas/SP) no YouTube
Palestrante: Hudson de Araújo Couto, médico do Trabalho, e Élcio Carneiro Carvalho Júnior, médico psiquiatra
Mediação: desembargador Sebastião Geraldo de Oliveira, gestor nacional do Programa Trabalho Seguro

Programa Trabalho Seguro

O Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Programa Trabalho Seguro) é uma iniciativa do TST e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), em parceria com instituições públicas e privadas. O Programa tem como objetivo a formulação e a execução de projetos e ações voltados à prevenção de acidentes de trabalho, além do fortalecimento da Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho.

Durante o período de quarentena e trabalho à distância impostos pela crise na saúde, o Programa Trabalho Seguro tem organizado iniciativas para transmitir conhecimentos sobre a saúde e a segurança do trabalhador. 

Além da maratona de lives, também está previsto um webinário para o mês de agosto. A ação vai abordar saúde e segurança no Trabalho, e será realizada pelo TST. < VOLTAR