17 de setembro de 2024 . 11:09

TRT-1 conquista terceiro lugar no Prêmio de Inovação do Judiciário

O TRT-1 (Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região) obteve o terceiro lugar no Prêmio de Inovação do Poder Judiciário, com o projeto “e-Garimpo”, no 4º Encontro Nacional dos Laboratórios de Inovação do Poder Judiciário (FestLabs).

A premiação foi conquistada na categoria Tecnologia Judicial Inovadora - Inovações com Resultados Comprovados. O encontro aconteceu entre quarta e sexta-feira passadas (11 a 13) no Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ). 

O juiz do Trabalho André Villela, ex-presidente da AMATRA1 e um dos membros da equipe responsável pelo projeto, destacou a importância da inovação, fundamental para resolver saldos de processos antes do arquivamento. 

“O prêmio é um reconhecimento do nosso trabalho. Isso é importante porque reflete dentro do Laboratório de Inovação para a gente continuar. A ideia, quando falamos em inovação, não é só a tecnologia. Qualquer coisa que se faça, que se tenha um novo modo de pensar, é uma inovação, o que é muito importante para nós do Judiciário”, afirmou. 

Stand do TRT-1

Desenvolvido pelo Laboratório de Inovação do TRT-1 (Lírio), o “e-Garimpo” tem como objetivo automatizar a oferta de créditos de devedores registrados no Banco Nacional de Devedores Trabalhistas. 

A iniciativa busca otimizar a gestão de saldos entre processos trabalhistas, promovendo maior celeridade nas execuções judiciais e garantindo a priorização dos credores conforme critérios legais. Em dez meses de funcionamento, o projeto já viabilizou a concessão a cerca de R$ 28 milhões em saldos.

Entre os principais benefícios estão a redução de erros, mais transparência e eficácia na execução. O sistema permitirá que as varas do Trabalho ofereçam créditos diretamente a processos necessitados. Também receberão notificações específicas, com prazos estipulados, para facilitar o processo.

O FestLabs, promovido pelo Fórum do Poder Judiciário do Rio de Janeiro (Fojurj) e pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), fomenta o intercâmbio de soluções inovadoras para aprimorar a prestação de serviços no âmbito do Judiciário. 

A cerimônia, na sexta-feira, teve a participação do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do CNJ, ministro Luís Roberto Barroso.

A premiação, que reconhece iniciativas inovadoras na gestão de processos e serviços do Judiciário, teve como vencedores o Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-4) com o projeto “PANGEA”, em primeiro lugar, e o Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI) com o sistema “JuLIA”, em segundo.

Além do reconhecimento no FestLabs, o TRT-1 será premiado pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) em cerimônia em Natal, nesta terça-feira (17).

Foto de capa: finalistas da premiação. 

Leia mais: Cinema com audiodescrição marca mês das pessoas com deficiência no TRT-1

Empresa é condenada a indenizar funcionária vítima de etarismo

Campanha nacional conscientiza sobre assédio eleitoral no trabalho < VOLTAR