30 de março de 2020 . 14:55

TRT-1 expede mais de 7 mil alvarás e paga R$ 57 milhões, de 17 a 26 de março

O TRT-1 expediu 7.190 alvarás entre 17 e 26 de março, em meio à adoção de medidas de prevenção ao contágio do novo coronavírus. Os números representam um aumento de 34% em relação à quantidade expedida no mesmo período, em 2019 — quando houve 5.365 ordens de pagamento.

No total, a Justiça do Trabalho no Rio de Janeiro determinou o pagamento de R$ 57,1 milhões por cumprimento de acordo, cumprimento espontâneo e execução. O valor inclui crédito do demandante, contribuição previdenciária, custas, emolumentos, honorários advocatícios e periciais, imposto de renda e outras obrigações pecuniárias. Veja a tabela abaixo.



Leia mais: ‘Estado é fundamental para a coesão da sociedade’, dizem Noemia e Barberino
Veja os meios de contato com o TRT-1 durante pandemia de coronavírus
TST recomenda uso de aplicativos e videoconferência durante pandemia


De 20 de janeiro a 13 de março de 2020 — período anterior às determinações do TRT-1 para conter a proliferação da Covid-19 —, magistrados do Trabalho haviam expedido 22.787. Os dados estão registrados no Processo Judicial Eletrônico (PJe) e foram apurados pela Corregedoria do TRT-1.

Magistrados atuam à distância para expedir alvarás e liberar valores incontroversos

Desde o dia 17, o Tribunal suspendeu os prazos processuais, as audiências e sessões, o expediente externo e o atendimento presencial ao público. No entanto, juízes e desembargadores, assim como os servidores, têm atuado de forma remota para garantir a prestação jurisdicional.

No primeiro grau, juízes do Trabalho dão prioridade à expedição de alvarás para liberar verba para as partes que têm direito. No segundo grau, a atuação diante da crise do coronavírus também está voltada a fornecer subsídios aos jurisdicionados — desembargadores estão examinando os processos em que há valores incontroversos que ainda não tenham sido liberados.

Clique aqui para ver os meios de contato com as Varas do Trabalho, gabinetes e outras unidades do TRT-1 durante o atendimento remoto. < VOLTAR