23 de junho de 2022 . 11:04

TRT-1 fará debate sobre trabalho infantil em escola pública do Rio

Encerrando o mês de combate ao trabalho infantil, o TRT-1 vai promover o evento “Dia Nacional do Combate ao Trabalho Infantil - Debate e Conscientização”, para abordar a violação de direitos de crianças e adolescentes com os alunos do Ciep José Pedro Varela, no Centro do Rio de Janeiro. O encontro será na terça-feira (28), de 11h às 12h30, no auditório do colégio. A AMATRA1 apoia a iniciativa e será representada por sua 1ª vice-presidente, juíza Adriana Leandro, que é gestora regional de primeiro grau do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem do TRT-1. A presidente do Tribunal, desembargadora Edith Tourinho; a vice-presidente, desembargadora Mery Bucker; e outras autoridades também estarão presentes no encontro.

Na visão de Adriana Leandro, que também coordena o Acordo de Cooperação para Combate ao Trabalho Infantil no Estado do Rio de Janeiro, para que as próximas gerações possam atuar ativamente nas mudanças e melhorias sociais, precisam, primeiramente, conhecer e entender seus direitos e deveres.

“E é nosso papel, enquanto membros do Judiciário, manter um canal de diálogo com os adolescentes e jovens. Devemos falar sobre trabalho infantil, para desmistificar crenças que rondam o imaginário coletivo sobre esse assunto. Precisamos divulgar a aprendizagem profissional, para que saibam que existe uma outra oportunidade de vida, por meio do trabalho legalizado. Queremos, neste encontro, abordar esses e outros temas pertinentes para a formação dos estudantes”, afirmou.

Leia mais: Participe da pesquisa da JT para a definição de metas nacionais de 2023
Por ação da Anamatra, STF é iluminado com as cores da bandeira LGBTQIA+
Campanha reforça importância do combate ao trabalho escravo doméstico

No evento, os alunos vão apresentar os resultados de atividades sobre o trabalho infantil e seu necessário combate, que vêm sendo desenvolvidas em sala de aula, com o apoio dos professores. Além disso, as autoridades presentes vão abordar a questão, e também temas como a aprendizagem e o trabalho seguro e digno. Haverá, ainda, a apresentação da orquestra Maré do Amanhã.

Em 12 de junho, foi comemorado o Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, criado para ampliar o conhecimento sobre as consequências dessa prática criminosa para o desenvolvimento saudável de crianças e adolescentes. De acordo com uma pesquisa da Fundação Abrinq, 1,2 milhão de pessoas de 14 a 17 anos estavam em situação de trabalho infantil no último trimestre de 2021.

O Ciep José Pedro Varela fica na Rua do Lavradio, 133 – em frente ao Fórum Desembargador do Trabalho Christovão Piragibe Tostes Malta.

*Foto: Divulgação/Ministério do Trabalho < VOLTAR