Audiência pública debate reformas trabalhista e previdenciária

21:00

 

A presidente da Amatra1, Cléa Couto, participou, nesta sexta-feira (19/05), de audiência pública, na OAB/RJ, para debater as reformas trabalhista e previdenciária. 

Em sua fala, a juíza alertou para o perigo iminente da Justiça do Trabalho se tornar uma justiça administrativa. “Há uma clara restrição ao papel primordial da Justiça do Trabalho que é o de equilibrar as relações trabalhistas. A sua capacidade de intervenção ficará reduzida e não é difícil prever, em longo prazo, que ela se tornará uma justiça administrativa pré-CLT”, disse. 

O presidente da OAB/RJ, Felipe Santa Cruz, corroborou com a fala da juíza. "A reforma trabalhista busca o fim da Justiça do Trabalho. Mesmo aqueles que legitimamente entendem que aqui e ali podem ajustar tanto a previdência quanto a legislação trabalhista, sendo democratas, não podem aceitar esses projetos como estão sendo apresentados, ainda mais com um governo que não possui mais legitimidade para governar o Brasil, que se mostra acumpliciado com os interesses que não são os interesses da República. Não há meio termo. A única posição de um democrata neste momento é dizer não às reformas", declarou Felipe.

Também participaram da audiência o corregedor do Tribunal Regional do TRT/RJ, desembargador José Nascimento Araújo Netto; a ministra do Tribunal Superior do Trabalho, Delaíde Arantes; e o deputado federal Glauber Braga (PSOL/RJ), entre outros convidados.