Daniela Muller participa de lançamento de obra coletiva do TST sobre Justiça do Trabalho

15:50
Daniela Muller participa de lançamento de obra coletiva do TST sobre Justiça do Trabalho
Daniela Muller segura o livro ao lado de Valter Pugliesi e de Patrícia Santanna

Lançamento ocorreu em Brasília e celebrou os 20 anos da Emenda Constitucional nº 45, que redefiniu a atuação dos tribunais  

A presidenta Daniela Muller participou, na quinta-feira (14), do lançamento do livro “Justiça do Trabalho: Jurisdição e Competência, na sede do Tribunal Superior do Trabalho”, em Brasília (DF). A obra reúne artigos assinados pelos 27 ministros do TST e marca os 20 anos da Emenda Constitucional nº 45, que ampliou o artigo 114 da Constituição e redefiniu a competência da Justiça do Trabalho, abordando também desafios contemporâneos nas relações laborais e a preservação de direitos fundamentais.

A presidenta da AMATRA1 também reuniu-se com o presidente do TST e ex-presidente da AMATRA1, ministro Aloysio Corrêa da Veiga, e com a diretora de Prerrogativas da Anamatra, Patrícia Santanna, para tratar de assuntos estratégicos da magistratura. Em seguida, Daniela encontrou-se com o corregedor-geral da Justiça do Trabalho, ministro Luiz Philippe Vieira de Mello, e prestigiou o lançamento da obra ao lado do juiz Valter Pugliesi, presidente da Anamatra.

Juíza Patrícia Santanna, ministro Aloysio Corrêa e presidenta Daniela Muller

A solenidade contou com a participação de autoridades do Judiciário, do Ministério Público do Trabalho, da Defensoria Pública da União e de representantes diplomáticos, seguida de sessão de autógrafos com os coautores.

O ministro Aloysio destacou que a obra é resultado de um esforço coletivo que reflete a experiência histórica e a missão constitucional da instituição. Ele ressaltou o papel da consolidação de precedentes e da uniformização da jurisprudência na promoção da segurança jurídica e na estabilidade das decisões.

Ministros lançam obra coletiva sobre a competência da Justiça do Trabalho/Bárbara Cabral/TST

O livro apresenta análises sobre a evolução histórica da competência da Justiça do Trabalho, os efeitos da Reforma Trabalhista, os meios alternativos de solução de conflitos e o impacto das novas tecnologias nas relações de trabalho. Também discute a importância da atuação do Judiciário para equilibrar interesses, assegurar direitos e preservar valores sociais do trabalho e da livre iniciativa.

Com o prefácio do ministro do Supremo Tribunal Federal Luiz Edson Fachin, a obra articula experiências práticas e reflexões teóricas, contribuindo para o debate sobre o futuro do Direito do Trabalho em um cenário de mudanças econômicas, sociais e legislativas.

Com informações do TST

Leia mais: Seminário em Belém discute impactos da crise climática no mundo do trabalho antes da COP30

Desembargador Gustavo Tadeu lança segundo livro de contos

TRT-1 inaugura busto de Esperança Garcia e rebatiza prédio das varas do Trabalho