Ejud1 abre inscrições para novos grupos de estudos com foco em releitura crítica do Direito

16:26
Ejud1 abre inscrições para novos grupos de estudos com foco em releitura crítica do Direito
Imagem ilustrativa/Freepik

Magistrados e servidores poderão participar de encontros mensais presenciais a partir do segundo semestre de 2025

A Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (Ejud1) publicou o Edital nº 48/2025, que abre inscrições para dois novos grupos deestudos para magistradas(os) e servidoras(es). Os encontros, com duração semestral, ocorrerão presencialmente uma sexta-feira por mês na sede da Ejud1, com o objetivo de aprofundar discussões sobre temas jurídicos, filosóficos e sociais que impactam a atividade jurisdicional.

A diretora da Escola Judicial e associada da AMATRA1, a desembargadora Sayonara Grillo Coutinho, afirmou que “a proposta dos grupos de estudo é estimular a pesquisa interdisciplinar no âmbito da Escola Judicial, além de contribuir para que magistradas e magistrados, servidores e servidoras tenham experiências de pesquisa no âmbito institucional e partilhem debates e aprendizado de modo horizontal”. Segundo ela, os temas selecionados para o segundo semestre de 2025 foram indicados por integrantes da magistratura do TRT-1.

O grupo “Direito do Trabalho: releitura feminista e antirracista” vai se dedicar à análise crítica de direitos das mulheres, relações de gênero, questões raciais e étnicas, com foco específico na atuação da Justiça do Trabalho. A iniciativa pretende reunir subsídios para a desconstrução de premissas que, sob a aparência de neutralidade, reforçam estruturas discriminatórias. Ainda de acordo com a magistrada, espera-se que “as discussões e debates permitam o desenvolvimento futuro das atividades voltadas para a ‘reescrita’ de decisões sob a perspectiva de gênero”.

Já o grupo “Direito, Filosofia e Literatura” buscará promover diálogos entre os saberes jurídicos e produções literárias e filosóficas, criando oportunidades para repensar criticamente a racionalidade tradicional do direito e assim permita desconstruir premissas universais que reproduzem  discriminações  estruturais.

A atividade faz parte do calendário de ações formativas da Ejud1, que oferece regularmente oportunidades de aprofundamento teórico e discussão crítica para membros e servidores do TRT1. Os editais completos estão disponíveis no site da Escola Judicial.

Leia mais: Um ano de toga: juízes recém-empossados celebram trajetória com missa na Gávea

Direito às férias gera alto volume de disputas judiciais em 2024

Passeio literário leva associados para percorrer caminhos trilhados por Clarice Lispector