Cursos, seminários, lives e talk shows fazem parte do calendário da Escola Judicial do TRT-1 para o segundo semestre de 2020. Devido à pandemia da Covid-19, a programação está prevista para ser ministrada à distância, por meio da plataforma Moodle, do canal da EJ1 no YouTube e do perfil no Instagram (@EscolaJudicial1). Atividades que terão início nas próximas semanas já estão com inscrições abertas através do site da EJ1. O calendário com a programação também está disponível.
Nos cursos de ensino à distância (EAD) com tutoria não síncrona, as aulas não têm transmissão ao vivo e são disponibilizadas no ambiente virtual da escola. Os tutores ficam disponíveis para auxiliar os alunos com dúvidas por meio de um canal virtual.
Entre os cursos da categoria previstos para os próximos meses, tem-se “Controle de convencionalidade, direito do trabalho e convenção internacional das pessoas com deficiência”, de 3 a 31 de agosto, com 20 horas de carga horária. A ementa destaca que, entre outros objetivos, a atividade pretende capacitar magistrados para o exercício do controle de convencionalidade, em relações de trabalho com pessoas com deficiência, a partir do conhecimento e instrumentalização da Convenção Internacional das Pessoas com Deficiência e do Estatuto da Pessoa com Deficiência, por meio de estudos teóricos e casos práticos.
O curso de Filosofia “Monólogos da Quarentena”, com o professor da UERJ Alexandre Cabral, será um dos exercícios da modalidade autoinstrucional, em que não há auxílio de tutores. Com 24 horas de carga horária, as aulas serão voltadas a magistrados e servidores e terão como eixo de estudos a Filosofia enquanto forma de olhar a vida. A data será divulgada em breve.
Leia mais: Live cultural debate divisão entre trabalho e vida pessoal de magistrados
Página Anamatra Mulheres reúne conteúdos sobre temática de gênero
Justiça do Trabalho disponibiliza nova versão do Malote Digital
Os talk shows “Crise, reformas e quarentena”, com o professor da IESP - UERJ Fernando Fontainha, a partir de 14 de setembro; e “Revolução Judiciarista e a Justiça do Trabalho - uma perspectiva histórica”, com o também professor do IESP Chistian Edward Lynch, a partir de 5 de outubro, terão 10 episódios cada, baseados em perguntas e respostas. O debatedor dos dois projetos será o professor Fernando Fontainha.
Já os seminários serão realizados pelo Grupo de Estudos Mundo do Trabalho, em parceria com a Escola Judicial. As inscrições já estão abertas para a apresentação “A elite do atraso: da escravidão à lava jato”, das 16h às 18h do dia 31 de julho. A apresentação será feita pelo psicólogo do TRT-1 Túlio Fonseca Coimbra e pelo oficial de Justiça do Tribunal Thiago Raoni Marques Tieppo.
Atividades no YouTube e no Instagram não necessitam de inscrição
Para participar dos webinários promovidos pela Escola Judicial do TRT-1, não é preciso se inscrever previamente e não há limitação de vagas. No caso do YouTube, basta entrar no link, assistir a live e preencher a lista de frequência divulgada durante a atividade para contabilizar 2 horas/aula. Para as lives no Instagram, é necessário apenas ter um perfil na rede social e assinar as duas listas presença que são compartilhadas nos chats, para atribuição de carga horária de 1 hora.
Nas próximas semanas, magistrados do Tribunal do Rio de Janeiro e de outros TRTs vão falar sobre temas atuais do Direito do Trabalho, como suspensão dos prazos; audiências virtuais; segurança, saúde e higiene do trabalho; e passado e futuro do Direito trabalhista.
A programação está sujeita a mudanças. Clique aqui para conferir os detalhes das atividades já confirmadas.
*Foto: Freepik