Evento debate articulação das instituições em prol da infância e da adolescência no Rio

21:00

 

Representando a Amatra1, a desembargadora aposentada Gloria Mello participou, na manhã desta quarta-feira (07/06), do debate “Infância e Adolescência em Foco – Como as instituições estão se articulando no estado do Rio de Janeiro”, promovido pelo Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio de Janeiro Jornalista Roberto Marinho.


A desembargadora iniciou sua fala apresentando alguns dados sobre trabalho infantil. De acordo com a magistrada, ainda existem hoje cerca de 3,4 milhões de crianças e adolescentes trabalhando no Brasil, o que demonstra a urgência de ações de combate diante de tamanho desafio. Gloria também acrescentou que não há como erradicar o trabalho infantil sem eliminar as demais violações aos direitos de crianças e adolescentes.

Em seguida, a desembargadora traçou um panorama histórico do Protocolo de Intenções/Acordo de Cooperação para Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem no Estado do Rio de Janeiro, firmado em 2014 e renovado no ano passado, por prazo indeterminado.

Além da Amatra1, são signatários do acordo a Procuradoria Regional do Trabalho da 1ª Região, o Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região, a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Rio de Janeiro, a Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Medicina e Segurança do Trabalho – FUNDACENTRO, a Procuradoria da República no Rio de Janeiro, o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rio de Janeiro, a Defensoria Pública Geral do Estado do Rio de Janeiro, o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro e a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos.

“Nós pretendemos que esta articulação seja ampliada. Estamos novamente convidando secretarias municipais e estaduais de educação, trabalho, lazer, segurança e saúde, e outras entidades. O que percebemos é que há necessidade de diálogo para que as ações sejam articuladas em prol de resultados mais positivos. Nosso objetivo é conjugar esforços na busca por alternativas a fim de que não percamos mais gerações de crianças e adolescentes para o trabalho precoce e para outras formas de exploração”, destacou Gloria.

O evento aconteceu no auditório do Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Rio.