Pela primeira vez, programa de cidadania realiza ação no Complexo de Manguinhos

13:54
Pela primeira vez, programa de cidadania realiza ação no Complexo de Manguinhos
A juíza Aline Leporaci, que este ano assumiu a coordenação regional do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC) no TRT-1, levou em junho uma série de ações educativas ao Complexo de Manguinhos, na Zona Norte do Rio. Foram realizadas palestras e atendimentos sobre direitos trabalhistas, cidadania e enfrentamento ao assédio, voltados especialmente para adolescentes, jovens e mulheres. A iniciativa marcou a primeira atuação do programa em territórios de alta vulnerabilidade social no estado, ampliando o acesso à informação e à justiça para moradores de favelas.

“Falei sobre noções de cidadania e também sobre assédio moral e sexual, porque são meninas que estão mais vulneráveis a esse tipo de situação. Tirei dúvidas de tudo que se possa imaginar, desde direito do trabalho, constitucional e até do consumidor”, relatou Aline Leporaci. 

No Complexo de Manguinhos, Leporaci atuou em parceria com a ONG Ballet Manguinhos, que atende 16 comunidades da região. Em um primeiro encontro, conversou com cerca de 10 meninas atendidas pelo balé e tratou de temas como assédio moral, sexual e noções básicas de cidadania. Em seguida, participou de um encontro com mulheres que integram o projeto “Respeita as Minas”, que oferece aulas de boxe. Nesse grupo, respondeu a perguntas sobre direito constitucional, trabalhista e até questões pontuais de direito do consumidor.

A aproximação com a ONG surgiu a partir de uma sugestão da juíza aposentada Cléa Couto, ex-presidenta da AMATRA1, que havia participado de uma roda de conversa com mulheres do projeto. Após o contato, foi iniciado o planejamento conjunto das ações do programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC) na comunidade.

Além das palestras, a coordenação regional pretende distribuir materiais informativos, como cartilhas e livretos de bolso, nos locais atendidos. Está em fase de articulação a ida de estudantes e participantes dos projetos ao TRT-1, com o objetivo de acompanhar audiências e conhecer de perto o funcionamento da Justiça do Trabalho.

As ações priorizam o atendimento a pessoas com comprovação de residência na comunidade e, no caso do Ballet Manguinhos, exigem frequência escolar, vacinação em dia e critérios de renda. A coordenação do programa já planeja novas atividades no complexo.

Foto de capa: juíza Aline Leporaci com o projeto “Respeita as Minas”.

Leia mais: Ejud1 promove curso preparatório para servidores negros

OIT aprova primeira convenção sobre riscos biológicos no trabalho

Idosa é resgatada após mais de 40 anos de trabalho escravo doméstico