
O presidente da AMATRA1, Ronaldo Callado, se reuniu com o conselheiro do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) Arnaldo Hossepian, nesta quarta-feira (15), em Brasília, para debater a implementação da Resolução 219 no TRT-1 (Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região). A resolução trata da distribuição de servidores nos órgãos de 1º e 2º graus do Poder Judiciário.
Segundo o presidente da AMATRA1, o objetivo é buscar uma composição com a administração do TRT-1 em relação ao número de servidores que devem ser deslocados para o 1° grau. A entidade continuará consultando os associados por meio de reuniões ampliadas ou assembleias. A última reunião ampliada para debater o tema aconteceu em 19 de julho, na sede da AMATRA1.
Leia também: AMATRA1 promove encontro sobre a Instrução Normativa 41/2018
Após o pedido de providência feito pela AMATRA1, 66 servidores foram deslocados para as 29 Varas do Trabalho mais deficitárias do 1° grau e houve a nomeação de 27 assistentes de juízes substitutos. Em junho, o CNJ apresentou proposta para enviar mais 35 servidores à 1ª instância, completando o número de 101. A sugestão foi rejeitada pela AMATRA1.
Cálculo realizado pelo Comitê de Valorização do 1º Grau do TRT-1 estimou que o déficit é de 127 servidores. Já o levantamento feito pelo Departamento de Pesquisas Judiciárias do CNJ indicou carência de 348 servidores no 1º grau.