Seminário, com ministra do TST, debate Lei da Aprendizagem nesta terça (30)

14:07
Seminário, com ministra do TST, debate Lei da Aprendizagem nesta terça (30)
Os desafios para o acesso dos jovens ao mercado de trabalho serão debatidos no seminário Diálogos sobre a Lei da Aprendizagem: qualificando o jovem para o futuro, nesta terça-feira (30), no auditório do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT-1). A ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Kátia Magalhães Arruda e representantes de entidades e empresas vão participar do encontro. A jornalista Flavia Oliveira, comentarista da GloboNews, será a mediadora. A entrada é gratuita e não é necessária inscrição prévia.

A Lei da Aprendizagem determina que empresas de médio e grande porte destinem de 5% a 15% de suas vagas à contratação de jovens aprendizes entre 14 a 24 anos. O Brasil tem hoje 450 mil jovens contratados como aprendizes. No entanto o número deveria ser mais do que o dobro. Dados do Boletim da Aprendizagem apontam que o país teria 950 mil aprendizes caso a cota mínima prevista na lei fosse cumprida.

Leia também: Feliciano sugere incentivos fiscais para estimular aprendizagem

Para Marcelo Bentes, coordenador institucional do Aprendiz Legal, programa de formação profissional básica, desenvolvido pela Fundação Roberto Marinho, é fundamental o diálogo entre poder público, empresas e sociedade civil para que a Lei da Aprendizagem seja efetiva.

"Se para os jovens esta é uma oportunidade de qualificação profissional e de um primeiro emprego protegido pelas leis trabalhistas, para a sociedade civil, este pode ser um mecanismo de enfrentamento do trabalho infantil e de combate à evasão escolar e uma forma de melhorar a empregabilidade da juventude", disse.

O seminário é organizado pelo TST, em parceria com o TRT-1, com a Fundação Roberto Marinho, com o Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e com a Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-Rio). O evento faz parte das comemorações do Dia Internacional do Jovem Trabalhador, comemorado em 24 de abril.

Programação:

10h - Abertura: ministra do TST Kátia Magalhães Arruda

Exibição do documentário "Aprendizagem - O futuro em construção", do TST

MESA 1: Impactos da Lei da Aprendizagem

Representantes da Fundação Roberto Marinho, CIEE, Cia Docas RJ, Hugo Almeida (ex Aprendiz). Mediação da comentarista da Globo News e colunista do jornal O Globo, Flavia Oliveira.

MESA 2: Boas práticas na Aprendizagem

Representantes da Unicef, ABRH-RIO, empresas convidadas e aprendiz. Mediação da comentarista da Globo News e colunista do jornal O Globo, Flavia Oliveira.

Local: Auditório do TRT-1, AV. Presidente Antônio Carlos, 251, 4º andar, Centro

*Com informações do TRT-1