Nesta segunda-feira (15/7) chegou ao fim o 5º Curso de Formação Inicial de Magistrados do Trabalho - Módulo Regional - 2013, promovido pela Escola Judicial para os 19 juízes Substitutos empossados pelo Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região no dia 16/5. A capacitação, que começou no dia 17/5, teve como objetivo proporcionar aos novos magistrados uma formação profissional tecnicamente adequada, eticamente humanizada, voltada para a defesa dos princípios do Estado Democrático de Direito e comprometida com a solução justa dos conflitos.
Ao todo, foram 60 dias de curso com cerca de 250 horas de atividades, englobando exercício jurisdicional tutelado e capacitação em ferramentas tecnológicas, como os sistemas PJe-JT, e-gestão, juriscalc, bacen, infojud e renajud. Fizeram parte da agenda também visitas técnicas a siderúrgicas, plataformas e refinarias. Os tutores - juízes Titulares - acompanharam os empossados durante todo o período.
Os novos juízes Substitutos tiveram como última atividade do Curso uma oficina de avaliação, realizada nesta segunda-feira (15/7)
O diretor da EJ1, desembargador Evandro Pereira Valadão Lopes, ressaltou que no encontro final, realizado na própria Escola nesta segunda, os juízes Substitutos e a EJ1 participaram de uma oficina de avaliação do 5º Curso, coordenado pelo juiz André Gustavo Bittencourt Vilella. Nessa atividade eles tiveram a oportunidade de analisar os resultados apresentados.
Até o dia 15/11, os novos magistrados ficarão em exercício tutelado nas Varas do Trabalho, onde realizarão audiências e poderão assinar despachos, sempre sob a tutela do juiz Titular da unidade judiciária. Nos dias 19/8 a 20/9, os juízes ainda participarão do curso de capacitação da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat) do Tribunal Superior do Trabalho.