Semana da Conciliação mobiliza magistrados para solução de conflitos

12:23
Semana da Conciliação mobiliza magistrados para solução de conflitos
A 9ª edição da Semana Nacional da Conciliação Trabalhista foi aberta nesta segunda-feira (26) em todo o país. No TRT-1 (Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região), uma cerimônia, no prédio-sede, marcou o início de um esforço concentrado para promover acordos e reduzir o número de processos judiciais. A presidenta da AMATRA1, juíza Daniela Muller, esteve presente na solenidade.

A mobilização prossegue até sexta-feira (30) com a participação de magistrados, servidores e demais profissionais da Justiça do Trabalho, que atuam para ampliar a utilização de métodos autocompositivos — como a conciliação e a mediação — na resolução de litígios. O evento integra a campanha nacional coordenada pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), que este ano adota o slogan “Menos conflitos, mais Futuro - Conciliar preserva tempo, recursos e relações”.

Durante a abertura no Rio, o presidente da Tribunal, desembargador Roque Lucarelli Dattoli, associado da AMATRA1, ressaltou que a conciliação passou a ocupar papel central no Judiciário trabalhista. Para ele, conciliar faz parte da essência da Justiça do Trabalho e não pode ser tratada como uma atividade secundária.

A coordenadora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Nupemec), desembargadora Mônica Batista Vieira Puglia, também associada, enfatizou que a conciliação deve ser promovida de forma contínua, mas que a semana temática serve para reafirmar sua importância institucional. Ela também apresentou o projeto “Selo Somos Conciliadores”, que busca reconhecer varas e empresas que adotam práticas conciliatórias e que está com inscrições abertas até sexta-feira.

A cerimônia contou ainda com a presença de representantes do Ministério Público do Trabalho e de magistrados que atuam no Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejusc) de primeiro grau. Para esses profissionais, a semana representa um espaço para destacar a atuação eficiente da Justiça do Trabalho.

Em âmbito nacional, a abertura oficial da semana foi no Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS), em Porto Alegre, com a participação do vice-presidente do Tribunal Superior do Trabalho e do CSJT, ministro Mauricio Godinho Delgado. A mobilização ocorre simultaneamente em todas as regiões do país até o dia 30 de maio, promovendo mutirões para estimular acordos e encerrar processos de forma célere.

Com informações e foto do TRT-1.

Leia mais: AMATRA1 celebra 62 anos com confraternização dos associados

AMATRA1 celebra 62 anos nesta quarta (21) com memórias de ex-presidentes

Valter Pugliesi fala sobre pejotização e aponta prejuízos à proteção social