Evento em Brasília, entre 16 e 18 de setembro, reuniu dirigentes e associados para debater remuneração e legado da magistratura
A Anamatra promoveu em Brasília, entre 16 e 18 de setembro, o 10º Encontro Nacional de Aposentadas e Aposentados, que reuniu dirigentes da entidade e magistrados de diversas regiões do país. A programação teve reuniões, palestras e atividades culturais, com destaque para debates sobre política remuneratória, defesa da carreira e futuro da magistratura.
Representando a AMATRA1 no encontro, a juíza aposentada Benimar Ramos destacou que o encontro de aposentados foi relevante não apenas pelo aspecto de integração e lazer entre colegas, mas principalmente pelo espaço de debate político. Para ela, esse foi o ponto central do evento, que possibilitou aos aposentados apresentarem suas demandas.
“O ponto fundamental foi a possibilidade de os aposentados expressarem o que sentem e ouvirem da associação, que é nossa também, o que ela tem a dizer a respeito das nossas reivindicações, das conquistas e das perspectivas que temos. E a associação nos ouviu e nós ouvimos seus representantes. Nós também somos a associação”, afirmou.
Os participantes discutiram propostas legislativas em andamento, visitaram o TST e contaram com atividades de integração, consolidando o espaço de diálogo sobre direitos e identidade institucional.
A abertura oficial foi na sede da Anamatra, com a presença do presidente Valter Souza Pugliesi, da diretora de Aposentados, Maria Aparecida Norce Furtado, e do ministro aposentado Vantuil Abdala, responsável pela palestra inaugural. Em sua fala, Abdala destacou a importância do movimento associativo e da união entre magistrados na defesa da Justiça do Trabalho.
No segundo dia, a programação proporcionou uma visita institucional ao Tribunal Superior do Trabalho, onde o vice-presidente da Corte, ministro Maurício Godinho Delgado, recebeu a delegação. Na ocasião, foram abordados temas como defasagem remuneratória, saúde dos magistrados e a necessidade de políticas de valorização da carreira. O ministro reiterou apoio à Anamatra e se colocou à disposição para colaborar mesmo após o término de seu mandato.
Benimar destacou que, entre as atividades do evento, a visita ao ministro Godinho se destacou como a que mais lhe chamou atenção pelo diálogo aberto e receptivo, o que proporcionou aos aposentados uma sensação de acolhimento durante a interação institucional.
Ainda no dia 17, a psicóloga Fádua Helou fez uma palestra sobre o sentido da aposentadoria, defendendo que esta etapa da carreira deve ser encarada como transformação e oportunidade de investir em relações e bem-estar pessoal. Na sequência, dirigentes da associação se reuniram com os aposentados para tratar de pautas legislativas e jurídicas, entre elas a PEC 10/2023, que trata do Adicional por Tempo de Serviço (ATS) e Valorização por Tempo de Magistratura (VTM), e a PEC 6/2024, que prevê redução progressiva da contribuição previdenciária.
No dia 18, o encerramento aconteceu durante uma visita à Vinícola Villa Triacca, com degustação, almoço e apresentação artística. A atividade marcou com alto astral o fim de três dias de programação voltada ao diálogo entre gerações de magistrados e à reafirmação da identidade coletiva dos aposentados da Justiça do Trabalho.
Com informações do Anamatra.
Leia mais: Maria das Graças Paranhos toma posse na Academia Internacional de Direito e Ética
Edna Kauss expõe obras de arte contemporânea na mostra virtual da Eixo