Juíza aposentada e associada da AMATRA1 integra pela primeira vez exposição on-line, paralela à ArtRio, até 10 de outubro
A juíza aposentada Edna Kauss, associada da AMATRA1, participa da Mostra Virtual de Arte Contemporânea, paralela à ArtRio, que acontece até 10 de outubro. Convidada pela primeira vez pela Eixo Arte Contemporânea, a artista apresenta obras já reconhecidas em eventos artísticos, como Círculo Imperfeito (2018), Serpentina (2015) e Novelo (2008).
“Ser convidada para apresentar meus trabalhos ao público é sempre uma alegria. Louvo a iniciativa da Eixo de ampliar seu quadro de artistas. Uma mostra coletiva é uma boa oportunidade para o público conhecer diferentes técnicas e visões de obras de arte”, ressaltou.
Na mostra, Edna Kauss exibe um conjunto de trabalhos que evidencia sua pesquisa em torno da luz, da geometria e do uso de materiais industriais. Entre eles, destaca-se, por exemplo, Círculo Imperfeito (2018), confeccionado em aço inox e poliuretano, com diâmetro de 100 centímetros, que foi apresentado na Bienal do SESC Brasília. A obra Serpentina (2015), também selecionada pela Eixo, é feita de fita eletroluminescente, policarbonato e MDF, tem 30 metros de comprimento e foi apresentada no Centro Cultural Justiça Federal, no Rio. Outra atração é a seleção Novelo (2008), concebida também em fita eletroluminescente.
Com trajetória ligada à tradição minimalista e construtivista, a artista desenvolve trabalhos a partir de materiais industriais, como aço inoxidável, lâmpadas LED e eletroluminescentes. Nos últimos anos, dedicou-se também a experimentações com papel. Ao comentar a proposta central de sua produção, Edna afirmou que busca evidenciar “a importância da arte num mundo conturbado”.
Nascida em Natal e morando no Rio de Janeiro desde criança, Edna Kauss começou sua trajetória artística em 1986 na Oficina de Escultura do Ingá, sob a orientação de Haroldo Barroso. Ao longo dos anos, aprofundou seus estudos na Escola de Artes Visuais do Parque Lage e em grupos de arte contemporânea e história da arte, aprendendo com artistas como Reynaldo Röels Jr., Paulo Sérgio Duarte, Iole de Freitas e Marisa Flórido. Hoje, Edna continua se aperfeiçoando, cursando Filosofia e Arte com Pedro Duarte.
A edição de 2025 da mostra paralela EIXO reúne 19 artistas sob a coordenação de Sara Figueiredo e com mediação de Nina Lua e Lucas Jizo. A partir de 11 de setembro, a programação inclui apresentações em que os artistas compartilham seus portfólios, explicando processos criativos e trajetórias, além de consultorias voltadas à análise e orientação sobre práticas artísticas. No encerramento, será lançado o catálogo digital da mostra.
Leia mais: Quando a arte encontra a magistratura: a vida de Edna Kauss após aposentadoria
Edna Kauss expõe trabalho na mostra ‘Abstratos Geométricos e algo mais…’
Juíza Edna Kauss abre exposição no Partisan com portal luminoso