Notícias

Edna Kauss expõe obras de arte contemporânea na mostra virtual da Eixo

Edna Kauss expõe obras de arte contemporânea na mostra virtual da Eixo
Conjunto de obras de Edna Kauss/Eixo 2025

 Juíza aposentada e associada da AMATRA1 integra pela primeira vez exposição on-line, paralela à ArtRio, até 10 de outubro

A juíza aposentada Edna Kauss, associada da AMATRA1, participa da Mostra Virtual de Arte Contemporânea, paralela à ArtRio, que acontece até 10 de outubro. Convidada pela primeira vez pela Eixo Arte Contemporânea, a artista apresenta obras já reconhecidas em eventos artísticos, como Círculo Imperfeito (2018), Serpentina (2015) e Novelo (2008).

“Ser convidada para apresentar meus trabalhos ao público é sempre uma alegria. Louvo a iniciativa da Eixo de ampliar seu quadro de artistas. Uma mostra coletiva é uma boa oportunidade para o público conhecer diferentes técnicas e visões de obras de arte”, ressaltou.

Na mostra, Edna Kauss exibe um conjunto de trabalhos que evidencia sua pesquisa em torno da luz, da geometria e do uso de materiais industriais. Entre eles, destaca-se, por exemplo, Círculo Imperfeito (2018),  confeccionado em aço inox e poliuretano, com diâmetro de 100 centímetros, que foi apresentado na Bienal do SESC Brasília. A obra Serpentina (2015), também selecionada pela Eixo, é feita de fita eletroluminescente, policarbonato e MDF, tem 30 metros de comprimento e  foi apresentada no Centro Cultural Justiça Federal, no Rio. Outra atração é a seleção Novelo (2008), concebida também em fita eletroluminescente. 

Com trajetória ligada à tradição minimalista e construtivista, a artista desenvolve trabalhos a partir de materiais industriais, como aço inoxidável, lâmpadas LED e eletroluminescentes. Nos últimos anos, dedicou-se também a experimentações com papel. Ao comentar a proposta central de sua produção, Edna afirmou que busca evidenciar “a importância da arte num mundo conturbado”.

Nascida em Natal e morando no Rio de Janeiro desde criança, Edna Kauss começou sua trajetória artística em 1986 na Oficina de Escultura do Ingá, sob a orientação de Haroldo Barroso. Ao longo dos anos, aprofundou seus estudos na Escola de Artes Visuais do Parque Lage e em grupos de arte contemporânea e história da arte, aprendendo com artistas como Reynaldo Röels Jr., Paulo Sérgio Duarte, Iole de Freitas e Marisa Flórido. Hoje, Edna continua se aperfeiçoando, cursando Filosofia e Arte com Pedro Duarte.

A edição de 2025 da mostra paralela EIXO reúne 19 artistas sob a coordenação de Sara Figueiredo e com mediação de Nina Lua e Lucas Jizo. A partir de 11 de setembro, a programação inclui apresentações em que os artistas compartilham seus portfólios, explicando processos criativos e trajetórias, além de consultorias voltadas à análise e orientação sobre práticas artísticas. No encerramento, será lançado o catálogo digital da mostra.

Leia mais: Quando a arte encontra a magistratura: a vida de Edna Kauss após aposentadoria

Edna Kauss expõe trabalho na mostra ‘Abstratos Geométricos e algo mais…’

Juíza Edna Kauss abre exposição no Partisan com portal luminoso

Utilizamos Cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a Política de Privacidade, e ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Leia Mais