Em visita às Varas de Campos dos Goytacazes, nos últimos dias 03 e 04, os representantes da Amatra1, Áurea Sampaio, Cléa Couto e Jorge Ramos, reuniram-se com três juízes lotados naquele município: Cláudio Aurélio, juiz titular da 3ª VT; Aline Tinoco, juíza substituta da 2ª VT; e Simone Bernardes, juíza substituta da 3ª VT. Na ocasião, foram expostas as dificuldades e necessidades para o melhor desempenho da jurisdição.
De acordo com os magistrados locais, as reinvidicações dizem respeito, principalmente, à manutenção do auxílio exclusivo, uma vez que há um excessivo número de processos, com o agravante da emissão de muitas licenças médicas. Os juízes em exercício de titularidade, assim como os auxiliares, realizam pautas de, no mínimo, 18 processos, além de acordos extra pauta e atendimento individualizado a advogados.
A nomeação de servidores também é uma necessidade premente. Além de a quantidade de funcionários não suprir o movimento processual, não há treinamento, capacitação ou atualização, o que impede transferências que seriam fundamentais para melhor fluxo de trabalho nas Secretarias.
A construção de uma sede própria é outra solicitação dos magistrados de Campos, diante da falta de espaço para o armazenamento dos processos e para a instalação de novas Varas.
Em 2010, foram distribuídos um total 10.397 processos, significando uma média de 3.400 processos por Vara. Em janeiro de