Magistrados se reúnem para concepção da Cartilha de Normas Internacionais da OIT

Para organizar o conteúdo e definir os personagens que farão parte da Cartilha de Normas Internacionais da OIT, a qual será distribuída para trabalhadores de diversas partes do mundo, os membros da Comissão Nacional do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania, da Anamatra, Gustavo Vieira (RS) e Beatriz Pereira (SP), reuniram-se, no dia 14 de março, na sede da Amatra1, com a coordenadora nacional do Programa, Eliete Telles (RJ). O cartunista Marcos Vaz, responsável pelo projeto visual do trabalho, também estava presente.

 

O grupo de magistrados esteve, no mesmo dia, com o renomado jurista Arnaldo Süssekind, que, por muitos anos, foi membro da Comissão de Peritos da OIT, para aperfeiçoar o direcionamento do conteúdo da cartilha. Após suas considerações, o ministro afirmou que a iniciativa de divulgar para os trabalhadores, por meio de uma cartilha, as referidas convenções, é a maneira mais adequada de atingir seus efeitos. Por fim, aceitou o convite para ser o autor do prefácio da publicação.

 

A cartilha será editada em três idiomas – inglês, francês e espanhol e é resultado de uma solicitação da diretora do Departamento de Normas da Organização Internacional do Trabalho, Cleopatra Doumbia-Henry, que, em evento realizado em 2010, em Brasília, pelo TST, OIT e Anamatra, viu, no PTJC, e no modelo da Cartilha do Trabalhador, ferramentas importantes para a difusão do conhecimento das normas internacionais do trabalho, nos países filiados à OIT. A boa impressão causada pelo programa da Anamatra foi também mencionada por Cleopatra e  pelos peritos da OIT,  em evento realizado pelo TRT/RJ.