Ações do PTJC para 2011 começam a ser traçadas

As coordenadoras do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania, juízas Luciana Gonçalves, Rosilda Rocha e Eliete Telles, reuniram-se, no dia 21 de março, na sede da Amatra1, com as responsáveis pelo projeto na Secretaria Estadual de Educação (SEEDUC), Deise Keller Cavalcante e Jussara Greenhalgh.

 

Durante o encontro, ficou definido que o programa será continuado nas nove escolas que participaram das atividades, em 2010, inclusive com a finalização do projeto, ainda no primeiro semestre deste ano, em duas instituições que tiveram suas culminâncias canceladas, devido aos atos de violência ocorridos em diversos pontos da cidade, no ano passado, que fizeram com que as aulas fossem suspensas.

 

Além disso, seis novas escolas serão escolhidas para participar do projeto. Até o momento, ficou decidido que uma escola de São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio, e outra da comunidade Cidade de Deus, na Zona Oeste da cidade, integrarão a lista de participantes.

 

A interiorização do PTJC foi outro ponto levantado na reunião. A ideia é que, inicialmente, pelo menos, duas escolas do interior do Estado sejam beneficiadas com as atividades do programa.

 

No Plano de Ação Seeduc/Amatra1 foram traçados, também, os primeiros eventos do ano. Em abril, será realizada uma reunião com os professores e diretores das 15 instituições de ensino selecionadas, para apresentação do PTJC, sensibilização quanto à importância da inserção no projeto na escola e motivação para participarão ativa dos envolvidos.

 

Em maio, acontecerá o curso preparatório dos professores que irão coordenar as ações com os alunos. Para 2011, a duração do evento será estendida e mais temas serão abordados nas palestras.